Sinpro 75 anos

22/05/2013

Trabalho extraclasse e o direito ao descanso dos professores terá debate nacional promovido pelo Sinpro/RS no dia 24 de maio

Evento acontecerá em Porto Alegre no dia 24 de maio e tem inscrições gratuitas
Foto: Arte D3 Comunicação
Considerado o maior problema dos professores do ensino privado brasileiro, o excesso do trabalho extraclasse (jornada de trabalho não remunerada) tem provocado o descumprimento pelas instituições de ensino do direito ao descanso dos professores e afetado diretamente a saúde da categoria. Magistrados, procuradores, advogados e professores debaterão este tema em evento nacional, em Porto Alegre.

O 1º Seminário Nacional Profissão Professor – Trabalho extraclasse X Direito ao descanso será realizado no dia 24 de maio, das 9h às 18h, no Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354), na capital gaúcha. Como painelistas a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, Luiz Alberto de Vargas, o deputado federal Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), da Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, além de outros integrantes do Legislativo federal, da Associação dos Magistrados Trabalhistas (Amatra), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento.

O seminário é promovido pelo Sinpro/RS. “É comprovado que a extensão e a desregulamentação do trabalho extraclasse são um problema angustiante enfrentado pelos professores do ensino privado de todo o país. Esta jornada de trabalho é realizada fora do contrato de trabalho, nos finais de semana e feriados, confrontando o direito ao descanso dos docentes”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Pesquisas realizadas pelo Sindicato entre 2009 e 2012 comprovaram que o excesso de trabalho do ensino privado é uma das principais causas do adoecimento dos Docentes. Recentemente, pesquisa da Unicamp (SP) mostrou resultados ainda mais preocupantes.

Acesse o site do Seminário e faça sua inscrição gratuitamente. As vagas são limitadas. Na página, estão disponíveis a programação e um resumo sobre o tema que será abordade em cada um dos painéis.