Este espaço tem por objetivo reunir informações sobre as diversas frentes de atuação do Sindicato e proporcionar uma visão privilegiada dos diferentes panoramas da educação privada no RS.
 
   CAPA


23/03/2010
Seminário sobre o Projeto de Lei das IES Comunitárias


No último sábado, 20 de março, aconteceu no Campus da UCS em Caxias do Sul, o primeiro Seminário Regional sobre o Projeto de Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior.

O evento contou com boa participação de professores de diversas instituições (UCS, UCPEL, UNISC, Univates, Unisinos, Feevale, PUC, Unicruz e URI) e também de estudantes.

Na primeira parte do seminário o professor Vilmar Thomé, Reitor da UNISC e presidente da ABRUC, fez uma exposição dos objetivos do projeto e das condições políticas que definiram a ultima versão do ante projeto que nesta quarta-feira, 24 de março, será apresentado aos parlamentares do Congresso Nacional para dar início ao processo de tramitação.

Houve vários questionamentos e manifestações dos participantes destacando a diversidade institucional atualmente abrangida na denominação Comunitária, a necessidade de avanços na perspectiva da gestão democrática das instituições, além de um aprofundamento da discussão sobre o que significa, atualmente, ser uma instituição comunitária.

Este último aspecto foi objeto de exposição da professora Susana Speroni da Unisc (leia a sinopse) ao que sucedeu-se um qualificado debate.

Ao final foram reiterados pelos participantes do Seminário os aspectos já manifestados pela Comissão Docente em correspondência ao Comung e à Abruc como bandeiras de luta do movimento para o aperfeiçoamento e a provação do projeto de lei pelo Congresso Nacional:
- gestão democrática
- participação comunitária nos seus órgãos colegiados
- transparência administrativa
- boas condições de trabalho e planos de carreira docente
- garantia de amplo de acesso a uma Educação Superior de qualidade

Foi marcado também o próximo Seminário Regional, que será realizado em Pelotas, no dia 8 de maio, sábado das 10h às 14h, na sede da UCPel.

Professor permaneça em sintonia com o Sinpro/RS e participe das atividades sobre o Projeto de Lei das Instituições Comunitárias.

Acesse a última versão do Projeto de Lei e a Resposta do Comung e Abruc ao ofício da Comissão Docente.

Direção Colegiada Sinpro/RS 
Comissão Docente de Acompanhamento

 





 
Textos relacionados
23.03.10 - Veja a integra da ultima versao do Projeto.
23.03.10 - Exposicao da professora Susana M.Speroni sobre o Projeto de Lei das IES Comunitarias.

23.03.10 - Manifesta√ß√£o do presidente da ABRUC, Vilmar Thome, e presidente da COMUNG, Ney Jose Lazzari, sobre o anteprojeto de lei das IES Comunitárias ao Of√≠cio do Sinpro/RS

22.03.10 - Semin√°rio analisou Projeto de Lei das Comunit√°rias
11.03.10 - Anteprojeto de Lei das Instituições Comunitárias da Educação Superior II

10.03.10 - Of√≠cio do Sinpro/RS ao presidente da ABRUC, Vilmar Thome, e presidente da COMUNG, Ney Jose Lazzari, sobre o anteprojeto de lei das IES Comunitárias

10.03.10 - Carta-convite dos Sindicatos a ADUCS
16.11.09 - Entidades de professores discutem proposta de marco regulatório para as universidades comunitárias
Projeto de Lei das Instituições Comunitárias - Proposta para Debate - pdf - 132 kb
Manifesto das Instituições Comunitárias de Educação Superior - pdf - 435 kb

Sinpro-RS: Av. João Pessoa, 919 - Bairro Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 4009 2900 - Fax: (51) 4009 2917