Página Principal  Eventos  CEPEP  8° CEPEP

Aumentar(+)   Diminuir(-)
Banner 8º CEPEP

18/05/07 - Sexta-feira


Abertura

Foto:René Cabrales
Abertura oficial do 8º Cepep
O 8º Cepep reuniu mais de 270 professores
A abertura oficial do 8º Cepep foi realizada pelo professor Marcos Fuhr, em nome da direção colegiada do Sinpro/RS:

"Em outubro deste ano, fará exatamente 20 anos que o Sinpro/RS promoveu o primeiro Congresso Estadual de Professores do Ensino Privado, em 1987, em Porto Alegre. Desde então, fizemos muitas lutas, campanhas, promovemos e participamos de muitos movimentos, inovamos e renovamos a forma de fazer sindicalismo e a defesa da educação.

Marcos Fuhr destacou as maiores e principais decisões do professorado das instituições de direito privado do RS, nos Congressos:

"No primeiro, afirmamos nossa condição de trabalhadores da educação e a necessidade de estreitarmos nossos laços com os demais trabalhadores e o movimento sindical; no 3º, em 1992, consagramos nossa atual organização estadual regionalizada; no 4º Congresso, em 1994, aprovamos a forma de Direção Colegiada para o Sinpro/RS. No 5º Congresso, em 1997, consagramos o projeto de Sindicato Cidadão com a ratificação de diversas políticas na área cultural, assistencial e de comunicação. No 6º CEPEP, em 2000, decidimos criar a Casa do Professor e instituir uma Fundação Cultural Ecarta que, em 2003, no 7º CEPEP efetuamos. Neste 8º CEPEP, inauguraremos a Casa do Professor. Trata-se de uma vitória de todos que acreditam em projetos coletivos e cidadãos.

...Temos, portanto, nós professores do ensino privado, sob a liderança e iniciativa do Sinpro/RS, uma trajetória de realizações coletivas emanadas dos nossos Congressos que constituem um patrimônio mais que material, político, ideológico, cultural e, fundamentalmente, de Esperança. Esperança no progresso social, na democracia e na capacidade organizativa da sociedade e dos professores em particular.

... Nos dias que correm, é a concorrência de mercado e o individualismo que constituem os valores dominantes é a esta hegemonia dos valores liberais e egoísta que resistimos quando nos congregamos num Congresso.

Que seja a qualificação da contratualidade dos professores a marca das deliberações deste 8º CEPEP".

PROGRAMAÇÃO
Palestra de abertura

ENSINO PRIVADO: PROFISSIONALISMO E EMPREGABILIDADE
Prof. Celso dos Santos Vasconcellos

O professor Celso Vasconcellos, filósofo, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUCRS, escritor com diversas obras publicadas sobre planejamento, políticas pedagógicas, currículo, avaliação e outros temas da Educação, apresentou a palestra de abertura do 8° Cepep, sob o tema Profissionalismo e Empregabilidade no ensino privado. Nesta entrevista ao Jornal Extra Classe, ele aborda alguns temas debatidos com os participantes do Congresso. “A motivação do professor está profundamente vinculada ao sentido que ele atribui ao seu trabalho, à sua profissão. Entendo que aquilo que nos coloca no centro da crise é, contraditoriamente, o que pode nos tirar dela: o sentido”, provoca o palestrante.

>> Texto roteiro da palestra proferida na abertura do 8º CEPEP
>> Entrevista com o palestrante publicada no jornal Extra Classe
>> Artigo publicado na Revista de Educação AEC

Foto:René Cabrales
 Professor Celso Vasconcellos, filósofo, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUCRS Professor Celso Vasconcellos, filósofo, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUCRS

19/05/07 - Sábado

MANHÃ

Mesas Temáticas

Equipamento de vídeo uitlizado em EAD I - A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NO CONTRATO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Mesa com representantes da Justiça do Trabalho: Ricardo Fioreze, juiz da Justiça do Trabalho e professor; e com Fábio Proença, advogado e professor da PUCRS.

 



Profª Salete Campos de Moraes II - O COTIDIANO DA ESCOLA E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Profª Salete Campos de Moraes

Professora Adjunta da PUCRS e da SMED, socióloga, especialista em Supervisão Escolar, mestre em Sociologia (UFRGS), doutora em Educação (UNISINOS).

>> Confira a íntegra da palestra.

 

Profª Beatriz KuliszPalestra do 8º CEPEP III - EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORES EM CENA: O QUE FAZ A DIFERENÇA?
Profª Beatriz Kulisz

Pedagoga, mestre em Educação, diretora-geral de Educação Infantil na Secretaria Estadual de Educação (2003 a 2004) e coordenadora-geral do Território de Educação Infantil da SMED (2005 a 2007). Atual coordenadora do Programa Família Porto Alegrense junto ao Unicef. Professora da Faculdade de Educação da PUCRS.

 

Dr. Alexandre Dahmer Dr. Alexandre Dahmer em palestra no 8º CEPEP IV - O ESTRESSE E A ATIVIDADE DOCENTE
Dr. Alexandre Dahmer

Médico (PUCRS), pós-graduado em Sexologia Humana e pesquisador na área de Medicina Preventiva, Afeto e Comportamento, fundador e coordenador da Clínica de Qualidade de Vida (Porto Alegre); especialista na área de controle do estresse, motivação, liderança, auto-estima e relações familiares.

 

 

 

 

 

TARDE

Inauguração da Casa do Professor
Hospedagem a partir de 1º de junho

A Casa do Professor estará pronta para hospedar professores associados do Sinpro/RS e seus dependentes a partir do dia 1º de junho próximo. O empreendimento foi inaugurado no dia 19, durante a realização do 8º Cepep. Localizada na rua Lopo Gonçalves, 31, anexa à Fundação Ecarta, a Casa do Professor conta com 25 flats e toda a infra-estrutura e serviços necessários para a hospedagem e convivência dos professores. Inicialmente, dez apartamentos estarão disponíveis para hospedagem. O regulamento de uso foi aprovado durante o Congresso e será disponibilizado aos associados em breve.

>> Confira o regulamento da Casa do Professor, aprovado no 8º Cepep.

Fotos: René Cabrales
Fachada Casa do Professor
Inauguração Casa do Professor em 2003
Inauguração Casa do Professor em 2003
Inauguração Casa do Professor em 2003 Inauguração Casa do Professor em 2003


Outras atividades da programação

Passeio de barco pelo Guaíba Show com Marcelo Delacroix e Simone Raslan
Passeio de barco pelo Guaíba Show com Marcelo Delacroix e Simone Raslan
Degustação de espumantes Degustação de espumantes
Passeio de barco pelo Guaíba


20/05/07 - Domingo


Plenária deliberativa

Confira as resoluções clicando aqui.

Fotos:René Cabrales
Plenária deliberartiva do 8º CEPEP em 2003 Plenária deliberartiva do 8º CEPEP em 2003
Plenária deliberartiva do 8º CEPEP em 2003 Plenária deliberartiva do 8º CEPEP em 2003
Plenária deliberartiva do 8º CEPEP em 2003




Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.