| Cidade/Região |
Data |
Local |
Horário |
| Pelotas |
08/09 (quinta-feira) |
SESI Pelotas - Av. Bento Gonçalves, 4823 |
14h |
| Bagé |
09/09 (sexta-feira) |
SESI Bagé - Av Espanha, 287 |
9h |
| Lajeado (Santa Cruz do Sul) |
09/09 (sexta-feira) |
SESI Lajeado - Rua Amazonas, 1815 |
9h |
| Santa Maria |
09/09 (sexta-feira) |
SESI Santa Maria - Av. Maestro Roberto Barbosa Ribas, 424 |
9h |
| Passo Fundo |
12/09 (segunda-feira) |
SESI Passo Fundo - Rua Cel. Camisão, 283 |
14h |
| Alegrete |
12/09 (segunda-feira) |
SESI Alegrete ( Eljo Lima, 398 - Vila Nova) |
14h30 |
| Guaporé |
14/09 (quarta-feira) |
SESI Guaporé - Av. Alverto Pasqualini, 710 |
13h30 |
| Farroupilha |
14/09 (quarta-feira) |
SESI Farroupilha - Rua Tiradentes, 411 |
16h30 |
| Porto Alegre (Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul e Rubem Berta) |
15/09 (quinta-feira) |
FATEC - Av.Assis Brasil, 8450 |
19h |
| São Leopoldo (Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Montenegro, Novo Hamburgo) |
15/09 (quinta-feira) |
CETEMP - BR 116, 3239 |
9h |
| Parobé (Igrejinha, Sapiranga) |
15/09 (quinta-feira) |
SESI Parobé - Rua da Paz, 12 |
14h |
Desde o ano de 2007 o Sinpro/RS retomou a celebração de Convenções Coletivas de Trabalho – CCT com o Sindepars (sindicato patronal do Sesi e Senai). No entanto, essas Convenções abrangem apenas os profissionais contratados como professores. Aqueles contratados como instrutores são representados pelo Senalba desde o início da década de 90, conforme decisão judicial da época, que estabeleceu o Sinpro/RS como representante dos professores.
Com a nova Lei de Diretrizes e Bases - LDBEN (Lei 9394/96), no final de 1996, a Educação Profissional passou a ser considerada uma modalidade de ensino desvinculada da Educação Básica e hierarquizada em três níveis, dois dos quais na condição de educação formal: o ensino técnico e o tecnológico. Para esses cursos serem aprovados nos órgãos competentes, devem comprovar a existência de quadro docente. Esta é também uma das lutas do Sinpro/RS, para que os instrutores dos cursos de Educação Profissional de nível médio sejam reconhecidos como professores e abrangidos pela CCT entre Sinpro/RS e Sindepars.
A importância de ser reconhecido como professor garante a aposentadoria especial e especificidades de uma categoria diferenciada, por ter legislação própria e norma coletiva. Além disso, a Convenção Coletiva dos professores negociada com a Fiergs possui cláusulas que garantem vantagens como: pagamento de janelas, o adicional por aprimoramento acadêmico, a irredutibilidade de salário e carga horária, a estabilidade aposentando, a hora atividade, entre outras.
O Sindicato conta com a participação de todos os professores do Sesi e Senai nesta assembleia e com o engajamento na luta pelo reconhecimento de seus direitos.
Direção Colegiada
|
|