Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo Período Livre


Alteração estatutária

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS – convoca todos os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 29 de setembro, às 14h, na sede estadual (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre, tendo como pontos de pauta os seguintes assuntos:

– Alteração estatutária.
Proposta de alteração estatutária, conferindo ao Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado – Cepep – um caráter extraordinário na vida do Sindicato. Propõe também a redução de prazos para os editais de convocação das assembleias da categoria, além da extensão dos benefícios oferecidos pelo Sinpro/RS aos dependentes dos associados.

– Extinção do FAQ.
Instituído pelo Sinpro/RS em 1999, o Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente – FAQ – consiste na concessão de bolsa-auxílio a professores associados, anualmente selecionados, que estejam desenvolvendo projeto de qualificação docente. Essa política do Sindicato, no entanto, vem tendo reduzida procura nos últimos anos, o que, somado à instituição de novos projetos pelo Sindicato, justifica a proposição de extinção do FAQ.

– Regulamentação do Sinpro/RS Saúde.
O Sinpro/RS mantém uma vigorosa política de oferecimento de planos de saúde conveniados, abrangendo mais de 6 mil pessoas, entre professores associados e seus dependentes. Para qualificar ainda mais esses serviços, o Sindicato está propondo à Assembleia a eleição do Conselho de Usuários do Sinpro/RS Saúde e a definição de um regulamento de usuários.

– Casa do Professor
Eleição do novo Conselho de Usuários da Casa do Professor.

– Consciência Profissional.
A segunda parte da Assembleia será dedicada à luta e à mobilização dos professores, mais especificamente aos preparativos da Semana da Consciência Profissional, a ser desenvolvida pelo Sinpro/RS de 16 a 20 de outubro, com o objetivo de provocar a reflexão e a discussão acerca da condição profissional dos professores.

Confira a íntegra da Notificação nas próximas páginas desta edição.

EDITORIAL
Adequações à dinâmica do Sinpro/RS

A vitalidade e a dinâmica do projeto sindical do Sinpro/RS exigem, eventualmente, adequações estatutárias para a sua melhor sintonia com a realidade dos professores no ensino privado.

Trata-se de assegurar as instâncias de participação regular dos professores e dar caráter extraordinário a outras, de modo a justificar a sua própria existência no âmbito de uma entidade de base na estrutura sindical vigente.

A diversidade de iniciativas do sindicato e a real demanda dos associados exigem também uma periódica revisão da pertinência de cada projeto entre as ofertas de serviços do Sinpro/RS. Da mesma forma, há que se regulamentar com clareza e objetividade a integração dos associados nos serviços oferecidos pela entidade.

A essas necessidades de definição política e formal do Sindicato somam-se também as necessárias deliberações e encaminhamentos para a continuidade da luta dos professores, o que enseja a presente convocação extraordinária para a Assembleia Geral.

Direção Colegiada



MOBILIZAÇÃO
Semana da Consciência Profissional

O Sinpro/RS está propondo a realização da Semana da Consciência Profissional, de 16 a 20 de outubro. O projeto prevê a realização de diversas atividades voltadas para a reflexão e a discussão da condição profissional dos professores. Serão pautadas nesse período as principais questões que vêm sendo trabalhadas pelo Sinpro/RS, como os problemas de saúde dos docentes, a questão salarial, o excesso de alunos por turma, o trabalho extraclasse, entre outros.

A iniciativa terá o apoio de intensa campanha de mídia, materiais gráficos e encarte no jornal Extra Classe, e a presença intensiva dos dirigentes do Sinpro/RS nas escolas. A iniciativa pretende aproveitar o efeito inercial do Dia do Professor, 15 de outubro, para uma ação que motive a categoria e a sociedade a refletirem sobre a condição profissional dos professores. A programação será encerrada com um evento, em Porto Alegre, no dia 20 de outubro.

TRABALHO EXTRACLASSE

A luta do Sinpro/RS e dos professores do ensino privado contra o excesso de trabalho extraclasse e pelo direito ao descanso motivou a definição de Notificação Recomendatória do Ministério Público do Trabalho (MPT) encaminhada às escolas. A medida visa garantir que os estabelecimentos de ensino repensem sua dinâmica de trabalho e respeitem o direito dos seus professores ao descanso. Se a sua escola não está se pautando pelas recomendações do MPT, informe ao Sinpro/RS pelo telefone (51) 4009.2990 ou pelo e–mail direcao@sinprors.org.br

DIA DO PROFESSOR

O Sinpro/RS promoverá diversas atividades festivas em todo o estado para assinalar o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. Confira a programação em Porto Alegre e das Regionais do Sindicato no site www.sinprors.org.br/agenda.

Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.