Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo Período Livre

Professores de idiomas têm 7,5% de reajuste


Livro Aberto
Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2013 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas. A negociação deste ano teve duas rodadas no mês de junho, e pelo quarto ano consecutivo foi alcançado aumento real de salário com valores acima da inflação tanto para os professores que ganham o piso como para os demais.

Os professores das escolas de idiomas terão reajuste salarial de 7,5%, sendo 7,22% referentes à inflação (INPC) do período e 0,28% de aumento real. A Convenção foi aprovada em assembleia de professores na sede estadual do Sindicato. Os reajustes são retroativos a 1º de abril, data-base da categoria.

Os docentes que atuam em instituições de idiomas que pagam o piso salarial da categoria receberão reajuste salarial de 8,5%, sendo 7,22% de reposição do INPC, acrescidos de 1,28% de aumento real, também retroativos a 1º de abril.

Hora-aula do professor de idiomas:
• Professor: R$ 12,65.
• Professor com graduação em Letras ou Pedagogia: R$ 16,87.

A negociação entre os sindicatos assegura os direitos na relação contratual dos professores empregados em escolas privadas de idiomas em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com exceção dos municípios de Caxias do Sul e Ijuí.

A participação dos docentes nas assembleias convocadas pelo Sindicato é fundamental para que, a cada ano, se possa aperfeiçoar o texto da Convenção Coletiva, na busca de novos benefícios e da manutenção dos diretos dos docentes de língua estrangeira.

Nova cláusula regra pagamento dos intensivos
Uma nova cláusula foi inserida na Convenção Coletiva de Trabalho 2013 referente ao pagamento de cursos intensivos ministrados nos meses de janeiro, fevereiro e julho. De acordo com a cláusula 14 da CCT, os professores terão respeitada a carga horária média contratada no semestre anterior à realização do curso; caso contrário, devem receber 100% das aulas que ultrapassarem sua carga horária mensal.

A íntegra da CCT pode ser acessada na área específica para os professores de idiomas: http://www.sinprors.org.br/convencoes/sindiomas13.asp

Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.