Aumentar(+)   Diminuir(-)

Abril / 2005

Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE


NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
Assembléia Geral para votar
proposta de acordo será no dia 30


Sinpro/RS convoca os professores do ensino privado para Assembléia Geral que se realizará no dia 30 de abril na Sede Estadual do Sinpro/RS, às 14 horas. Os principais pontos de pauta são a avaliação da proposta para acordo coletivo e a destinação de 50% do Imposto Sindical para financiamento das obras da Casa do Professor (vide matéria abaixo).

Somente depois de sete exaustivas rodadas de negociações os dois sindicatos chegaram a uma proposta de acordo com a qual houve comprometimento de ambas as partes para ser levada para aprovação nas suas respectivas assembléias.

Na sétima rodada de negociações, realizada no último dia 19, o Sinepe/RS ratificou a reposição integral da inflação a partir de março de 2005. O índice acumulado é de 5,91% pelo INPC. A proposta também apresenta avanços no sentido de melhorar as condições de trabalho e ampliar a remuneração do trabalho do professor. Foram negociados ajustes com relação à Convenção do ano passado e criadas comissões paritárias para discutir algumas questões que ainda não serão contempladas no presente acordo: hora in itinere, educação profissional e plano de carreira.

O Sinpro/RS, desde o início das negociações, tem feito um relato sistemático do andamento das tratativas para a sua categoria por meio de site, boletins, newsletter e Jornal Extra Classe, bem como pela Imprensa. Cientes de que os professores têm se mantido informados sobre a Campanha Salarial deste ano, o Sindicato reforça a importância da presença dos professores na assembléia que decidirá sobre o resultado das negociações.







Metade do Imposto Sindical para a Casa do Professor

Um ponto importante que será decidido pela assembléia do dia 30 de abril refere-se à destinação, neste ano, de 50% do Imposto Sindical para o financiamento do Projeto Casa do Professor. Segundo a proposta, os outros 50% continuarão sendo devolvidos para os associados.Vale lembrar que o Imposto Sindical é descontado compulsoriamente de todos os professores e o Sinpro/RS, há 12 anos, restitui a parte que lhe cabe aos sócios.

O Sinpro/RS é hoje um dos poucos sindicatos em todo o País que pratica essa renúncia de receita. Isso pode ser feito graçasà sustentação voluntária do Sindicato pela via das contribuições autorizadas pela própria categoria. São as mensalidades dos 15.500 associados, somadas à Contribuição Assistencial incluída na Convenção Coletiva, que hoje garantem a maior parte da receita do Sinpro/RS.

CASA DO PROFESSOR - O projeto Casa do Professor é uma resolução de congresso da categoria e consiste na criação de uma infra-estrutura de hospedagem para os professores do interior do estado que viajam para a capital por diferentes necessidades. Essa estrutura será construída no terreno anexo à sede da Fundação Ecarta, com frente para a rua Lopo Gonçalves, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O projeto já está em tramitação na Prefeitura Municipal.


ECARTA
Sede da Fundação será inaugurada

No dia 29 de abril será inaugurada a sede da Fundação Cultural e Assistencial Ecarta. Uma exposição de Arte Contemporânea de artistas gaúchos vai marcar a abertura, que apresentará à comunidade uma galeria de arte com três ambientes. Os três artistas convidados são Leandro Selister, Marta Penter e Rodrigo Nuñez.

Além deste espaço, haverá salas para cursos, seminários e palestras. A reforma do prédio da Fundação Ecarta preservou a arquitetura da década de 30 da casa de dois andares e 417 metros quadrados construídos, localizada na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre. Instituída em 2003 pelo Sinpro/RS, a Fundação Ecarta é uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, voltada para a promoção e apoio de ações no campo da educação, cultura, arte, recreação e assistência.


EDUCAÇÃO INFANTIL
Pauta de reinvidicações já foi entregue ao Sindicreches

A pauta de negociações, aprovada em Assembléia Geral dos professores que atuam em estabelecimentos de Educação Infantil no dia 2 de abril, foi encaminhada ao Sindicreches na primeira quinzena deste mês. A primeira reunião entre os dois sindicatos, ocorreu no dia 20 de abril.

Conforme decisão dos professores em assembléia, a direção do Sinpro/RS está ajuizando o dissídio na Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos professores caso as negociações não resultem e acordo.

CASSAÇÃO - O Tribunal de Justiça cassou a liminar que suspendia os efeitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2003/2004, assinada pelo Sinpro/RS e Sindicreches. A decisão foi tomada em julgamento de Agravo de Instrumento interposto pelo Sindicato Patronal. O processo será submetido à Justiça do Trabalho.


ESCOLAS DE IDIOMAS
Proposta de acordo será avaliada em assembléia

Em reunião ocorrida no dia 19 de abril, Sinpro/RS e Sindiomas, depois de várias rodadas de negociação, chegaram a uma proposta para a Convenção Coletiva 2005. Na proposta para acordo o índice de reajuste salarial será de 100% do INPC dos últimos 13 meses (6,69%). As cláusulas sociais mantêm a redação da Convenção anterior com alguns ajustes na cláusula de demonstrativo do pagamento de salários. O destaque nesse ano foi a inclusão de cláusula que regula o pagamento de vale-transporte aos professores que ministram aulas fora do estabelecimento. A proposta integral será discutida e avaliada na assembléia do dia
30 de abril, às 14 horas na sede do Sinpro/RS, em Porto Alegre.


Campanha de Sindicalização 2005 já começou


Iniciou em abril a Campanha de Sindicalização 2005 do Sinpro/RS. O slogan deste ano é “Quem é professor é Sinpro/RS Com o Sinpro/RS você ganha sempre”. A idéia é valorizar a atuação do sindicato e a importância de se fazer parte dele. O objetivo é ampliar ainda mais o número de associados. Atualmente mais de 50% da categoria já faz parte do quadro social do Sindicato. A Campanha está incentivando por meio de premiações os sócios sindicalizadores. A cada três associados, o sindicalizador ganhará uma cadeira de praia; a cada dez novos sócios o prêmio será um final de semana em Gramado, com acompanhante. Todos os sindicalizadores concorrerão, em sorteio que acontecerá no dia 23 de julho, a três viagens para Buenos Aires com acompanhante. Seja você também um sócio sindicalizador.

Mais informações e regulamento em: www.sinprors.org.br/sindicalizacao






Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.