Aumentar(+)   Diminuir(-)
Ensino Privado do RS - Boletim Período Livre - Especial campanha salarial 2011

28 de março - Dia do Aumento Real na Escola

Ensino Privado do RS - Aumento real dá sim! 9% em MarçoO ano de 2011 começou diferente no ensino privado do Rio Grande do Sul. Em campanha salarial, professores decidem mudar a trajetória de disparidade entre o reajuste das mensalidades escolares e dos salários. No centro das reivindicações está o aumento real – uma realidade já conquistada, por mais de 87% das negociações coletivas de categorias profi ssionais em 2010.

Nos meses de janeiro e fevereiro o Sinpro/RS revelou à população gaúcha a grande diferença entre o reajuste das mensalidades, em média, 34% acima da infl ação nos últimos 14 anos, e dos salários dos professores, em apenas 4%. E destacou que a reivindicação de ganho real tem como base o bom desempenho atual da economia brasileira, com refl exos positivos também no ensino privado. A primeira fase da Campanha Salarial chegou à comunidade por meio das rádios e de panfl etos distribuídos amplamente nos pedágios das estradas que levam ao Litoral.

MOBILIZAÇÃO ESTADUAL - A participação expressiva de mais de 800 professores e funcionários no Ato Estadual de Lançamento da Campanha Salarial 2011, realizado no dia 12 de março, foi estampada nos veículos de comunicação e desencadeou uma série de manifestações públicas (caminhadas, carreatas, atos) nas principais cidades do interior (São Leopoldo, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Lajeado, Santo Ângelo, Ijuí, Bento Gonçalves), com agenda até abril. É a segunda fase da Campanha Salarial, que ganha visibilidade também em busdoors e nas principais rádios do Estado.

Dia do Aumento Real na Escola, que acontecerá na segunda- feira, 28 de março, com a instalação da Campanha Salarial nas instituições de ensino privado de todo o Estado. A data deve ser marcada pelo uso de roupa verde, cor da Campanha, e adesivos. É hora de manter o aumento real de salários como assunto prioritário das conversas dos professores e funcionários.
AUMENTO REAL, DÁ SIM!
Chegou o momento das instituições de ensino investirem nos salários dos professores!

Professor, você é protagonista desta história! Vamos juntos garantir ganho real aos salários. No dia 28 de março, faça a Campanha se instalar também em sua instituição de ensino.


Compartilhe:  Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

     Assembleia Geral

Avaliação das negociações no dia 2 de abril

O Sinpro/RS realiza Assembleia Geral no dia 2 de abril, em Porto Alegre, para avaliação dos rumos das negociações coletivas com o Sinepe/RS. A Assembleia será às 14h, na Sala Diplomata do Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354), em Porto Alegre. Até o fechamento deste Período Livre já tinham acontecido dois encontros com o sindicato patronal, sendo que a segunda reunião foi interrompida pelo Sinepe/RS porque o Sinpro/RS se negou a considerar informações sobre a realidade do ensino privado gaúcho que não pudessem ser divulgadas.

O site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br) traz as notícias atualizadas das negociações coletivas.
Compartilhe:  Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter


MENSALIDADES

Reajuste médio em 2011 fica acima da inflação

As instituições de ensino mantêm o ritmo de reajuste das mensalidades acima da inflação em 2011 (6,36 pelo IPNC). Na Educação Básica, em média, o reajuste ficou em 7,40%, 0,97% acima da inflação. Já na Educação Superior, o reajuste médio foi de 6,62%, 0,24% acima da inflação.

Os dados de 2011 elevam a diferença entre reajuste de anuidades e dos salários. Levantamento realizado pelo Sinpro/RS em parceria com o Dieese, de 1996 a 2011, revela que as anuidades escolares foram reajustadas, em média, 35,28% acima da inflação na Educação Básica e, na Educação Superior, em média, 35,98%. De 1996 a 2010, os salários dos professores receberam reajuste de apenas 4,8% acima da inflação.



Compartilhe:  Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Professores do Ensino Privado RS - O lançamento estadual da Campanha Salarial 2011, no dia 12 de março PROTAGONISMO – O lançamento estadual da Campanha Salarial 2011, no dia 12 de março, em Porto Alegre, reuniu mais de 800 professores e funcionários de todo o Estado.

Os trabalhadores decidiram pela realização de uma série de manifestações nas principais cidades do interior até o início de abril.

Professores do Ensino Privado RS - O lançamento estadual da Campanha Salarial 2011, no dia 12 de março / Detalhe

Campanha Salarial 2011 Ensino Privado RS - Distribuição de material gráfico no pedágio da Freeway
CAMPANHA

Informações chegam à opinião pública


Distribuição de material gráfico no pedágio da Freeway


Quem se deslocava para o Litoral ficou sabendo um pouco mais sobre as reivindicações dos professores e o descompasso entre o aumento das mensalidades e o reajuste dos salários.

Campanha Salarial 2011 Ensino Privado RS - Busdoors em Porto Alegre e Região Metropolitana
Busdoors
em Porto Alegre e Região Metropolitana

Mais de 60 ônibus estampam o tema da campanha e ampliam a visibilidade da luta dos professores.

Spots de rádio nas principais
emissoras de todo o Estado
Campanha Salarial 2011 Ensino Privado RS - Spots de rádio
Com uma linguagem bem humorada, a campanha busca a simpatia do público ao mesmo tempo em que evidencia os motivos para o aumento real de salários.


Ensino privado: Reajuste médio em 2011 fica acima da inflação

Aumento real dá sim

Ecleia Conforto*

Os reflexos positivos da atividade econômica brasileira e gaúcha ficam evidentes sobre o setor privado de ensino no Rio Grande do Sul. A expansão do setor pode ser verificada por professores, técnicos administrativos, pais e alunos. Esse efeito verifica- se na expansão da estrutura nas instituições, no crescimento do volume de alunos, do aumento de alunos em sala de aula, na intensificação da jornada de trabalho para os trabalhadores do ramo e na instalação de novas instituições.

Esse fenômeno é visível também aos nossos olhos e, como profissionais do setor de ensino, sabemos que todo e qualquer acontecimento passa por uma análise da realidade. Os números são importantes e podemos utilizá-los para tornar nítida essa expansão do setor.

AUMENTA PRODUTIVIDADE - A contratação de professores cresceu 5,5% no RS, segundo dados da RAIS. O crescimento da contratação se dá em todos os níveis de ensino. Na Educação Superior, a expansão do mercado de trabalho deveu-se ao aumento do número de instituições, que registraram um acréscimo em 2009 de 8,99% no número de instituições. Nos últimos 10 anos, a Educação Superior no RS aumentou em 55,26% o número de estabelecimentos, 57,42% as matrículas e 39,45% os professores. Em 1999, um professor era responsável por 15,6 alunos. Em 2009, cada professor respondia por 17,6 alunos. Ou seja, a produtividade desse professor nesses dez anos aumentou 13,5%.

MAIS MATRÍCULAS - Na Educação Básica, não somente os indicadores acima citados encontram-se estabilizados como o número de matrículas em 2009 cresceu 1,46%. Esses dados apresentam um comportamento muito mais positivo em 2010, dado o crescimento das demandas oriundas das classes C e D. É impossível imaginar que o setor de ensino privado foi o único a ser prejudicado pelo crescimento econômico, principalmente porque a expansão da economia tem exigido a qualificação da mão-de-obra.

Infelizmente, porém, a lógica patronal continua a mesma: redução no custo. E a variável de ajuste continua sendo os trabalhadores e sua remuneração. Em 2010, 87,5% das categorias conquistaram ganhos reais, sendo que 40% dela s entre 1% e 2% e 25% acima de 2%. Há um bom tempo o setor de ensino privado não faz parte do grupo dessas categorias.

Por esse cenário positivo de crescimento da economia e do setor, aumento real dá sim.

Economista
Dieese - Subseção Fetee/Sul
Compartilhe:  Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Ensino Privado do RS - Mobilização dos professores por aumento real.

Ensino Privado do RS - 28 de março Dia do aumento real na escola

 

Voltar   Imprimir


Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.