Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo Período Livre

Professor de idiomas,
conheça seus direitos

Neste Boletim, você encontra o acesso a íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2009 – assinada entre a representação dos professores dos cursos de línguas – Sinpro/RS e a representação das escolas de línguas Sindiomas/RS.

O Sinpro/RS negocia considerando as peculiaridades do ensino de idiomas, por isso, busca uma Convenção que assegure estabilidade aos docentes.

O documento, aprovado em assembleia no dia 15 de maio, estabelece a reposição de 6% do salário, o que representa aumento real (INPC 5,92%).

O docente deve estar atendo ao pagamento dessas diferenças salariais referentes aos meses de abril, maio e junho, que devem ter sido pagas na folha de pagamento de junho, visto que a data-base da categoria é 1º de abril. Caso isso não tenha ocorrido, os professores devem entrar em contato com o Sindicato.

A conquista mais significativa deste ano está na cláusula que estabelece a impossibilidade de redução de carga horária do professor, exceto se diminuir o número de turmas (cláusula 34). É importante o professor estar atento às cláusulas da CCT e procurar o Sindicato caso ela não seja cumprida, pois é onde o docente vai encontrar o auxílio necessário para suas questões trabalhistas.

A negociação entre os sindicatos assegura os direitos na relação contratual dos professores empregados em escolas privadas de idiomas em todo o Estado do Rio Grande do Sul, com exceção dos municípios de Caxias do Sul e de Ijuí.

Professor, faça valer a sua condição profissional e exija o cumprimento da CCT.

Acesse a CCT 2009.

Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.