Página Principal  Comunicação  Período Livre  2001  Julho - Especial FGTS

Aumentar(+)   Diminuir(-)
ESPECIAL FGTS Julho/2001 Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE  


Sinpro/RS desencadeia campanha sobre o FGTS

Iniciativa conclama os professores sobre a necessidade da fiscalização dos depósitos realizados pelo empregador


reocupado com o crescimento das denúncias de falta de recolhimento por parte de várias instituições de ensino nas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e com o pouco conhecimento dos professores sobre o assunto, o Sinpro/RS está desencadeando uma campanha específica para subsidiar os associados na fiscalização e controle dos depósitos e suas respectivas correções. O FGTS é uma conta vinculada, que deve ser aberta pela empresa em nome do empregado, onde todo mês ela tem de depositar o relativo a 8% do valor do salário que ele recebe. Essa conta rende Juros e Atualização Monetária (JAM). No final do período de um ano, a soma de todos os depósitos equivale a mais de um salário bruto mensal. Trata-se de um verdadeiro patrimônio do trabalhador que deve ser cuidado como tal. Para isso, é essencial que este esteja consciente de seus direitos e saiba como exigi-los. E o Sinpro/RS quer ser um aliado nesta luta.

banner FGTS Além das perdas provocadas pelo Governo Federal na área dos reajustes dessas contas, o que tem acontecido é que muitas empresas deixam de depositar as parcelas, causando prejuízos sérios para o trabalhador que acaba descobrindo o fato apenas no momento em que for retirar os recursos, no caso, inexistentes. O Sinpro/RS visa justamente evitar que os professores tenham uma surpresa desagradável quando mais precisarem desses valores, como na compra da casa própria.

FISCALIZAÇÃO - Todos os associados do Sindicato receberão nos próximos dias um folder com as principais informações sobre o FGTS. A idéia é fazer deste material uma fonte de orientação para o professor sobre a respectiva conta: banco gerenciador, depósitos e os procedimentos necessários para passar a controlar o extrato da conta periodicamente. Essas informações, a regulamentação do Fundo, órgão fiscalizador e as tabelas com os índices de reajuste também estarão disponíveis no portal do Sindicato na Internet (www.sinprors.org.br). O jornal Extra Classe abordará o assunto regularmente e contará, a partir do mês de agosto, com uma coluna para elucidar dúvidas.

Paralelamente, o Sinpro/RS está instituindo uma comissão, composta por diretores e advogados do Sindicato, para acompanhar questões específicas junto à Caixa Econômica Federal (banco gerenciador das contas), Ministério Público, Justiça do Trabalho, instituições de ensino e movimento sindical. A referida comissão também realizará ações preventivas para assegurar o fiel cumprimento deste seu direito. Esta comissão terá caráter permanente.






Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.