Aumentar(+)   Diminuir(-)

ESPECIAL URCAMP Julho / 2004

Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE



URCAMP
Nova reitoria quer negociar acordo para quitar 6 milhões devidos aos professores

m reunião ocorrida no último dia 19 de junho (dia da posse do novo reitor), a direção do Sinpro e a nova reitoria da Urcamp discutiram a questão dos atrasos salariais. Na ocasião, os diretores do Sindicato foram informados da grave situação financeira da Urcamp, confirmando o que o Sinpro/RS vem alertando há muito tempo. Conforme a reitoria os professores de praticamente todos os campi estão sofrendo com os atrasos, com exceção de Dom Pedrito e Itaqui. Na maioria dos casos, a inadimplência supera três meses (ver tabela abaixo). Esse quadro contrasta com o otimismo apregoado pelo ex-reitor Morvan Ferrugem, inclusive, às vésperas de passar o cargo ao seu sucessor. O novo reitor, por sua vez, vem destacado que recebeu a Instituição com um quadro financeiro bastante delicado.

Até agora, já foram dois os encontros entre a nova reitoria e o Sinpro/RS, além de vários telefonemas. Todos os contatos foram pautados pela questão dos atrasos e cogitação das possibilidades de superação do problema.

No segundo encontro, referido acima, o reitor Arno Cunha manifestou interesse em um acordo para quitação dos vencimentos. Atualmente, conforme dados da própria Urcamp o valor ultrapassa R$ 6 milhões. Os dirigentes do sinpro/RS têm enfatizado a importância da Universidade pagar em dia os salários de junho, o que favorecerá um entendimento sobre o que está em atraso.

No próximo encontro entre Urcamp e Sinpro-RS, previsto para o dia 12 de julho, o Sindicato espera uma proposta para liquidação deste montante. Essa proposta será submetida aos professores de todos os campi em assembléias conforme calendário abaixo.

O Sinpro/RS também está fazendo um levantamento de todas as ações coletivas que estão tramitando na Justiça do Trabalho em que se pleiteia atrasos e multas por atrasos de pagamento. Com base nesse levantamento o sindicato espera, igualmente, uma solução negociada que contemple os interesses dos docentes.


Quadro de atrasos salariais
Bagé – março, abril, maio e parte do 13º de 2003
Alegrete – maio (parcial) e diárias correspondentes a 2003
São Gabriel – março (parcial), abril e maio
Santana do Livramento – fevereiro (parcial), abril e maio
São Borja – salários de maio
Caçapava – fevereiro (parcial), março, abril e maio



Assembleia geral urcamp



SINDICALIZAÇÃO

Prorrogado o período para devolução do Imposto Sindical

O período de sindicalização com devolução do imposto sindical foi prorrogado. Todos os professores que se sindicalizarem até 23 de julho receberão a devolução do Imposto Sindical ainda este ano. Os professores interessados em sindicalizar-se poderão fazê-lo nas datas das assembléias. Basta comparecer à assembléia e procurar um dos diretores ou funcionários do Sinpro/RS.

Os professores da URCAMP já sindicalizados ainda não receberam os cheques referentes ao imposto sindical porque a Instituição não recolheu os valores correspondentes ao Sinpro/RS.




Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.