Aumentar(+)   Diminuir(-)
ESPECIAL CURSOS
DE IDIOMAS
Junho / 2003
Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE  

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS 2003

Sinpro/RS realiza assembléia com professores de idiomas

Sinpro/RS convoca todos os professores de cursos de idiomas a participar da assembléia que se realiza no dia 13 de junho, às 17 horas na sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919). Na ocasião, será discutida a possibilidade de fechamento de um acordo com a comissão das escolas de idiomas, e ainda apresentados detalhes sobre o processo de negociação já realizado entre o Sinpro/RS e a comissão patronal.

Lembramos, que durante este ano, as duas entidades já realizaram três reuniões de negociação, nas quais algumas propostas foram consensuadas. Entre elas está a questão da extinção das janelas nos horários dos professores e o pagamento diferenciado dos monitores.

Porém, mesmo já tendo obtido consenso em algumas cláusulas, muitas ainda estão em discussão, como, por exemplo, a que trata do recesso escolar. Neste caso, o Sinpro/RS propôs a manutenção do recesso restrito a cinco dias úteis no mês de julho e o período entre o Natal e o Ano Novo. Entretanto, a comissão patronal não tem acordo em relação ao recesso referente a julho.

As duas entidades também não chegaram a um acordo no que se refere às cláusulas relativas à irredutibilidade da carga horária e do salário dos professores. Da mesma maneira, também continua em discussão a substituição do adicional de aprimoramento acadêmico, sendo que o Sinpro/RS propôs sua substituição por um plano de carreira em cada escola.

No que diz respeito ao reajuste salarial dos docentes, a proposta do Sindicato é de seguir os mesmos parâmetros da Convenção Coletiva de Trabalho acertada entre Sinpro/RS e Sinepe/RS: 17,66% de reajuste salarial em três parcelas neste ano (8% retroativo a março, completando 12% em junho e 14% em dezembro) e mais três parcelas iguais de 1,06% em 2004 (nos mesmos meses).

As demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho serão adequadas à realidade desse setor, sem alterar a essência dos nossos direitos. O Sinpro/RS realizará nova reunião com a comissão das escolas de idiomas na segunda semana de junho. É importante ressaltar que várias escolas têm participado das negociações, um fato positivo, mas coloca uma responsabilidade para que todos os professores dos cursos de idiomas estejam integrados nessa discussão, por isso a importância da presença para uma assembléia representativa.


O que:
Assembléia dos Professores dos cursos de idiomas
Quando: dia 13 de junho, às 17 horas
Onde: sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919)
Ponto de pauta: negociação com a comissão das escolas de idiomas.



SINDICALIZAÇÃO

Campanha 2003 entra na reta final

A Campanha de Sindicalização 2003 do Sinpro/RS está entrando na reta final, mas ainda há tempo para os professores sindicalizados fazerem suas indicações. Até o fechamento deste boletim, 1.139 professores já haviam sido sindicalizados, representando 56,35% da meta de 2.021 novos sócios, estabelecida pelo sindicato. Deste total, 627 (31,02%) foram indicados por professores já sócios do Sinpro/RS.

A exemplo dos anos anteriores, esta campanha conta com premiações. Os sócios que sindicalizarem colegas concorrerão a uma viagem para Fernando de Noronha e, a cada dez novos sindicalizados, ganharão um celular Motorola V120t. Todos os sócios estão concorrendo a uma viagem para o Pantanal, a um notebook 1Ghz e a um computador Pentium IV. Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal do dia 28 de junho (prêmios para sócios) e no dia 05 de julho (sindicalizadores).

Os professores podem se associar ou sindicalizar os colegas preenchendo a ficha disponível no portal do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br) ou a impressa, que pode ser obtida na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919) e nas delegacias sindicais. O Sindicalizador não deve esquecer de se identificar na parte superior da ficha.

Sinpro/RS inicia devolução do imposto sindical

A partir de junho o Sinpro/RS estará devolvendo a parte que lhe cabe do imposto sindical aos seus associados. Terão direito a devolução ainda este ano os professores já sindicalizados e os que se sindicalizarem até 30 de junho de 2003.

Convênios do Sinpro/RS

O Sinpro/RS está constantemente ampliando sua oferta de convênios aos seus associados. São mais de 1000 conveniados em diversas áreas: saúde, produtos, serviços, profissionais liberais, cinemas, hotéis, restaurantes, viagens, educação e muito mais. Confira o guia completo no portal do Sinpro/RS www.sinprors.org.br/convenios.

Atenção: os ingressos dos cinemas da Região Metropolitana podem ser adquiridos com desconto na sede regional do Sinpro/RS.




Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.