Aumentar(+)   Diminuir(-)
Especial UNIJUÍ
Maio / 2003
Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE  

Sinpro/RS realiza assembléia com professores da Unijuí

O Sinpro/RS convoca todos os professores da Unijuí a participarem, no dia 16 de maio, às 16h, da assembléia que irá analisar e discutir a problemática salarial que há anos vem marcando a trajetória da universidade. Neste mesmo dia, no final da manhã, a diretoria do Sinpro/RS estará reunida com a reitoria da universidade, em Ijuí, momento em que tratará dos fatos que têm preocupado a comunidade universitária.

Mesmo buscando garantir judicialmente o pagamento em dia dos salários e a compensação financeira pelos atrasos dos mesmos (através do pagamento de multas), o Sindicato acredita ser imprescindível estabelecer uma discussão com os professores, uma vez que considera a continuidade da situação demasiadamente longa. No entendimento preliminar do Sindicato a crônico descumprimento do pagamento dos salários decorre de problemas estruturais da universidade que, ao longo do tempo, não estão sendo enfrentados pela administração da instituição.

Ações - O atual quadro de inadimplência salarial e o não pagamento das multas cabíveis pelos atrasos têm motivado um constante encaminhamento desta demanda à Justiça do Trabalho. Em janeiro de 2001, o Sinpro/RS ingressou com uma ação cobrando parcelas vencidas de janeiro de 2000 até janeiro de 2002, e cujo processo já obteve êxito na Vara de Trabalho de Santa Rosa. O processo se encontra hoje no Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre, aguardando apreciação de recurso.
No mês de junho do ano passado, o Sinpro/RS ingressou novamente com ação judicial cobrando as multas pelo atraso no pagamento dos salários a partir de fevereiro de 2002, a qual se encontra aguardando sentença do juiz.

O Sinpro/RS acredita que existe um caminho a ser percorrido por todos os segmentos da universidade na busca de alternativas que solucionem de forma definitiva essa situação que, além de desgastar a imagem de uma instituição sólida como a Unijuí, tem gerado imensas frustrações no seu corpo docente.

Vale ressaltar que, mesmo com as ações tramitando na Justiça, o Sindicato tem procurado estabelecer diálogo com a reitoria da Unijuí. O momento difícil enfrentado pela universidade não diminui o reconhecimento da trajetória respeitável da instituição, considerada referência entre as universidades do Rio Grande do Sul.

AGENDE-SE

O que: Assembléia dos professores da Unijuí
Onde: Campus da Unijuí de Santa Rosa
RS 344/Km 39 - Auditório B, sala 105
Quando: dia 16 de maio, às 16h
Pauta: Análise e discussão da problemática salarial
Relato sobre a reunião com a reitoria
Encaminhamentos






Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.