Aumentar(+)   Diminuir(-)

Março / 2005

Boletim Informativo do SINPRO/RS, entidade filiada à CUT e CONTEE


NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
Assembléia avaliará as negociações salariais 2005
Encontro será no dia 2 de abril, sábado, às 14 horas, na sede estadual do Sindicato,
Avenida João Pessoa, 919.


a pauta, relato das negociações com o Sinepe/RS e eleição dos delegados para a Plenária da CUT/RS. Também acontecerá a Assembléia dos professores que atuam na Educação Infantil das escolas privadas do Rio Grande do Sul.

Lançada em março com o título Ensino Privado, o diferencial de qualidade a gente que faz, a Campanha Salarial 2005 traz para o debate o pagamento da integralidade do trabalho dos professores do ensino privado gaúcho. Além de envolver a categoria, a campanha estabelece um diálogo com a comunidade, mostrando que muitas das atividades realizadas não são pagas e que a valorização docente é boa para toda a sociedade.

O lançamento público da campanha ocorreu no dia 6 de março, quando os dirigentes do Sinpro/RS estiveram no Brique da Redenção e no Parcão, espaços de grande concentração de pessoas em Porto Alegre, para esclarecer sobre as reivindicações da categoria. A iniciativa também está sendo feita nas Regionais do Sindicato.

NEGOCIAÇÕES – No dia 8 de março ocorreu a primeira rodada de negociação coletiva, em Porto Alegre. Na ocasião, a direção do Sinpro/RS apresentou os principais destaques da pauta de reivindicações: o reajuste salarial de 5,91% (INPC do período de março de 2004 a fevereiro de 2005) mais 2% de aumento real e as cláusulas que tratam da remuneração da integralidade do trabalho do professor como: hora-atividade, orientação a trabalhos de monografia e de conclusão, passeios, atividades e festividades a convite da escola, deslocamento entre campi e melhorias nas cláusulas do calendário escolar, do adicional por aprimoramento acadêmico e do plano de saúde.

Na segunda rodada, que ocorreu no dia 15 de março, debates e argumentos se sucederam, retomando às cláusulas de destaque. Porém, sem avanços ou conclusões sobre os temas. Foi estabelecida a formação de duas subcomissões. A primeira vai aprofundar a questão do deslocamento entre campi (hora in itinere), realidade cada vez maior na Educação Superior da expansão regional das universidades. A segunda, o pagamento de hora normal e não hora extra para reuniões pedagógicas e conselhos de classe, proposta apresentada pelo Sinepe.




ASSEMBLÉIA GERAL


2 DE ABRIL – SÁBADO
14 HORAS


PORTO ALEGRE
(Sede estadual do Sinpro/RS – Avenida João Pessoa, 919)

PAUTA

Avaliação do andamento das negociações salariais 2005
Eleição dos Delegados que participarão da Plenária da CUT/RS
Assembléia dos professores que atuam em
escolas de Educação Infantil no RS
Assuntos Gerais






CUT/RS
Plenária será nos dias 15 e 16 de abril

A Assembléia do dia 2 de abril elegerá os 13 delegados que participarão da 11ª Plenária da CUT/RS. Durante o encontro, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril, serão discutidas a Reforma Sindical, o Plano de Luta para 2005, entre outros assuntos. O encontro será em Porto Alegre, no salão da Igreja da Pompéia.




EDUCAÇÃO INFANTIL
Assembléia vai discutir reajuste salarial e condições de trabalho

Também no dia 2 de abril, às 14 horas, na sede estadual do Sinpro/RS, acontecerá a Assembléia Geral dos professores que atuam em estabelecimentos de Educação Infantil no Estado. A Assembléia vai aprovar a pauta de reivindicações a ser encaminhada ao Sindicreches (Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Rio Grande do Sul), tendo em vista à Negociação Coletiva 2005, cuja data-base é maio. Será discutido e aprovado ainda o percentual e os meses de desconto da Contribuição Assistencial. Outro assunto que estará em discussão é o dissídio 2004 que aguarda julgamento pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

FAQ 2005
Fundo vai sortear 10 bolsas

Encerram-se no dia 31 de março as inscrições e o recebimento de documentação para o Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente (FAQ 2005). O sorteio das bolsas será no dia 16 de abril, às 11 horas, na sede estadual do Sinpro/RS. Serão sorteadas dez bolsas de financiamento parcial para os projetos de pós-graduação dos professores inscritos no FAQ. A listagem geral com os nomes dos professores pré-selecionados e o número com o qual concorrerão ao sorteio, pode ser acessada em www.sinprors.org.br/faq. Em sua 6ª edição, o FAQ está oferecendo cinco bolsas para mestrando e cinco para doutorandos. Mais informações: (51) 3211.1900 (ramal 202) ou em www.sinprors.org.br/faq.

FUNDAÇÃO ECARTA
Inauguração da sede será em abril

Está agendada para meados de abril, a inauguração da casa que sediária a Fundação Cultural e Assistencial Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 - Porto Alegre). O local contará com salas para cursos do Centro de Aprimoramento do Professor (CAP) e para estudos, com acesso à internet, e galeria de arte para exposições durante o ano.





Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.