Aumentar(+)   Diminuir(-)

CAMPANHA SALARIAL 2007

Professores do ensino privado fazem Assembléia Geral no dia 21 de abril

Este ano, diferentemente dos anteriores, a negociação salarial entre Sinpro/RS e o sindicato patronal, iniciada no dia 6 de março, partiu de uma agenda prévia de reuniões com pautas preestabelecidas e com data prevista para conclusão em 17 de abril, totalizando sete rodadas. Isso resultou em maior agilização do processo. Diante do avançado do estágio de negociações e da previsão de assembléia patronal entre os dias 17 e 20 de abril, o Sinpro/RS está convocando toda a categoria a comparecer à assembléia geral dos professores do ensino privado, que acontecerá no dia 21 de abril, à s 14h, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919 - em Porto Alegre).

FERIADO - A direção do Sindicato entende as dificuldades de realizar a assembléia em um sábado, que coincide com um feriado nacional; por outro lado, existe também o aspecto facilitador que supera as possíveis adversidades e que consiste, justamente, na ampliação de acesso a um maior número de professores, que terão o dia livre para serem os atores principais na definição do acordo coletivo deste ano. Outra questão é a urgência em agilizar as decisões para que, em caso de aprovação de proposta de acordo, esta passe a vigorar o mais rapidamente possível.

ÍNDICE - O Sinpro/RS, já no princípio das negociações, sustentou ser imprescindível a reposição integral da inflação (3,12%) pelo índice do INPC para a realização de acordo. A tese da reposição integral foi defendida, diga-se de passagem, fortemente nas últimas campanhas salariais e que agora se consolida. O Sindicato dos Professores, apesar das pressões em contrário, nos últimos anos jamais abriu mão do princípio básico de evitar a perda de poder aquisitivo da categoria. Assim, a não-contestação do sindicato patronal da reposição integral da inflação durante as tratativas deste ano apontam positivamente para esta lógica.

PROPOSTA - Apesar de ainda não termos uma proposta formal para acordo, existe uma expectativa de proposta patronal a ser referendada pela assembléia das escolas e que será submetida à apreciação da assembléia dos professores no dia 21.



NEGOCIAÇÕES

Histórico das negociações salariais 2007

Entre os dias 6 de março e 3 de abril, foram realizadas cinco rodadas de negociação entre Sinpro/RS e Sinepe/RS. Durante as tratativas, a representação dos professores destacou os seguintes itens:

- reposição da inflação;
- regulamentação das relações de trabalho na Educação a Distância (EaD);
- padronização da remuneração das atividades que vão além da sala de aula (estágios, atividades de extensão, reuniões);
- aperfeiçoamento da cláusula de Plano de Saúde;
- regularização dos Planos de Carreira na Educação Superior;
- regularização dos contratos de trabalho dos professores do ensino profissional;
- estabilidade dos dirigentes sindicais.

Por sua vez a comissão de negociação do Sinepe/RS apresentou os seguintes pontos:

- redução do desconto para dependentes;
- fim do adicional para aprimoramento acadêmico para professores das séries iniciais;
- diferenciação entre hora-aula e hora-reunião;
- possibilidade de flexibilização de até 25% da carga horária dos professores;
- redução da remuneração da orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso;
- reconhecimento formal dos planos de carreira das universidades sem análise de mérito dos Planos de Carreira das Universidades.

A dinâmica das reuniões de negociação realizadas contemplou a análise e discussão alternada das questões destacadas pelos dois lados. A quase totalidade dos temas abordados não constituíram novidades na trajetória de negociações dos dois sindicatos. O processo de negociação mais uma vez foi marcado por uma vigorosa argumentação patronal, objetivando o barateamento do custo operacional das escolas. A representação dos professores, por sua vez, empenhou-se no convencimento da necessidade de manutenção de direitos e da regulamentação de todas atividades dos professores. O resumo das rodadas pode ser acompanhado na página do Sinpro/RS dedicada à Campanha Salarial 2007. Clique aqui.


CONGRESSO

Abertas as inscrições para o 8º CEPEP

Nos dias 18,19 e 20 de maio, no Hotel Campestre do Sesc, em Porto Alegre, acontecerá o 8º Congresso Estadual dos Professores do Ensino Privado do RS (Cepep). As inscrições por escola em que os professores das instituições indicam os participantes podem ser feitas junto aos diretores do Sinpro/RS até o dia 20 de abril. De 20 de abril a 15 de maio, às 18h, todo professor sócio do Sinpro/RS poderá realizar suas inscrições diretamente no site do Sindicato. Cada escola possui um número-limite de participantes. Sempre que esse número exceder, a inscrição não será efetivada.

O evento terá como tema “Profissionalismo e Empregabilidade”. O Sindicato preocupa-se com a qualificação do trabalho do professor e com o respectivo reconhecimento do mesmo pelas instituições de ensino. Inquieta-nos as concessões que os professores, muitas vezes, precisam fazer para permanecer no emprego. Todos os detalhes sobre a programação do evento e inscrições podem ser conferidos no site www.sinprors.org.br/cepep.

Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.