Aumentar(+)   Diminuir(-)
Logotipo Período Livre


LIMITE DE ALUNO POR TURMA

Prevenção da saúde dos professores

imagem site limite de alunos por turma
Site apresenta o problema para a sociedade

Uma grande campanha pública pela limitação do número de alunos por turma foi lançada em maio deste ano pelo Sinpro/RS com o intuito de chamar a atenção da comunidade gaúcha para a realidade deste problema no Estado e de seus reflexos na qualidade da educação e na saúde dos professores.

A iniciativa foi tomada após mais uma negativa da direção do Sinepe/RS em estabelecer, na Convenção Coletiva de Trabalho, a limitação do número de estudantes por turma. Em pesquisa realizada pelo Diesat, entre 2009/2010, o excesso de alunos por turma foi apontado como uma das causas de adoecimento dos professores do ensino privado gaúcho.

O primeiro passo da Campanha foi identificar, em maio, por meio de um levantamento junto aos professores, as instituições que mantêm turmas com número maior de alunos do que o proposto pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS.

A partir do resultado do levantamento, o Sinpro/RS enviou correspondência a todas as escolas identificadas buscando um diálogo sobre o assunto.

Em agosto, o Sindicato fez um novo levantamento para identificar a realidade das turmas no segundo semestre de 2010. O resultado desse levantamento já está sendo divulgado no site: www.limitedealunosporturma.com.br.

O Sinpro/RS incluiu a reivindicação na Pauta Preliminar, enviada ao Sinepe/RS no dia 17 de setembro, e está retomando os contatos com as direções das instituições buscando uma sensibilização para a superação do problema.



     EDITORIAL


O Sinpro/RS, passado o processo eleitoral que definiu a Direção para o período 2010-2013, está retomando o contato com os professores para a divulgação das lutas que continuam e dos preparativos do Sindicato para as atividades que marcarão este final de 2010.

A luta sindical não pode se restringir à negociação por ocasião da data-base da categoria, tampouco está encerrada com as negativas patronais.

A limitação do número de alunos nas turmas é uma das mais antigas reivindicações dos professores do ensino privado gaúcho e negada de forma intransigente pelo Sinepe, negociação após negociação.

Considerado como um dos fatores de adoecimento dos professores e de comprometimento da qualidade de ensino passou a ser, em 2010, objeto de campanha pública que está apontando para a sociedade e a clientela em particular quais são as instituições que extrapolam números razoáveis de alunos nas turmas.

O Sindicato incluiu esse problema também na Pauta Preliminar que a própria Direção definiu e encaminhou ao Sinepe para abrir o diálogo e as negociações para a Convenção Coletiva de 2011. A definição do conjunto das reivindicações será em outubro, com assembleias regionais, para que o maior número de professores participe das discussões.

Ainda em outubro e antecedendo os preparativos para a luta, vamos festejar. Teremos um feriadão (dias 11 e 12 de outubro) para aliviar as tensões e nos preparamos para o encerramento do ano.

No dia 15 de outubro, vamos destacar e premiar quem fez mais pela Educação no RS e, no dia 16, vamos festejar a posse da Diretoria eleita do Sinpro/RS.


Direção Colegiada




PAUTA PRELIMINAR

Sinpro/RS antecipa reivindicações ao Sinepe

reunião Sinpro/RS e Sinepe/RS
Negociações coletivas de 2010 acrescentaram cinco novas cláusulas à CCT

Uma Pauta Preliminar de Reivin-dicações para 2011 foi entregue, no último dia 17 de setembro, para a direção do Sinepe/RS com o objetivo de sintonizar as negociações coletivas com o planejamento e a elaboração das planilhas de custos das escolas e universidades para a definição das anuidades do próximo ano. O Sinpro/RS também propôs ao Sinepe/RS a antecipação das negociações coletivas. A data-base dos professores do ensino privado é 1º de março.

A Pauta Preliminar foi definida em reunião da Direção Colegiada Estadual, em Porto Alegre, no início do mês, e apresenta as reivindicações que têm impacto nos custos das instituições de ensino.












ASSEMBLEIA GERAL

Professores definirão pauta completa em outubro

A definição da Pauta Completa de Reivindicações para 2011 será feita em assembleia geral dos professores, que o Sinpro/RS realizará em várias regiões do estado no mês de outubro. Descentralizar a assembleia permitirá a participação de mais professores no processo de decisão da pauta.

As discussões, até o momento, destacam a preservação da saúde dos professores, a regulamentação do trabalho docente na Educação a Distância e o aumento real de salários como fatores fundamentais para as próximas negociações. Vários outros aspectos da realidade contratual dos professores fazem parte da pauta histórica do Sinpro/RS que luta pelo atendimento das necessidades dos professores e da qualificação de suas condições de trabalho.

Datas, horários e locais das assembleias regionais serão divulgados nos próximos dias.

Professor, participe da assem-bleia de sua região!



FISCALIZAÇÃO

Não cumprimento da CCT 2010 deve ser denunciado

Além das visitas permanentes às instituições de ensino, a direção do Sinpro/RS fará, ainda em setembro, um levantamento junto aos professores para confirmar o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho 2010, especialmente das cinco novas cláusulas, conquistada nas negociações deste ano:

Cláusula 25 – Extensão do reembolso-creche também aos professores homens.

Cláusula 35 – Assessoria para os professores com alunos com deficiência.

Cláusula 45 – Indisponibilidade dos professores da Educação Básica para o trabalho na última semana de julho.

Cláusula 55 – Equipamento de ampliação de voz.

Cláusula 57 – Oficina de saúde e prevenção de doenças dos professores.

A CCT 2010 está disponível na íntegra no site do Sinpro/RS: www.sinprors.org.br/cct2010


VIOLÊNCIA

NAP intensifica ações neste final de ano

O Núcleo de Apoio aos Professores Contra a Violência (NAP), instituído pelo Sinpro/RS em 2007, intensificou, neste segundo semestre, sua ação junto aos professores que buscam o Sindicato relatando situações de constrangimento e ou violência.

No último mês de agosto, fo-ram mais de 15 atendimentos, apenas na sede estadual, em Porto Alegre. No final do ano, tradicionalmente, as situações de tensionamento se agravam nas instituições. Diante disso, o NAP se organizou para receber os professores nessa situação e fazer os devidos encaminhamentos, seja na esfera de atendimento psicológico, seja na esfera jurídica. Além disso, o Núcleo está promovendo atividades preventivas.

Profissionais da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) também passam a integrar projetos junto à equipe multidisciplinar do NAP, com destaque para a Roda de Conversas, programa que reunirá, mensalmente, diretores do Sinpro/RS, psicanalistas e professores interessados em discutir mecanismos que busquem a superação do problema e do fortalecimento dos pro-fessores com o resgate da auto-estima. A parceria com a APPOA prevê ainda atendimento na Associação aos professores que tiverem interesse.


MÊS DO PROFESSOR

O NAP se associou às atividades culturais promovidas pelo Sindicato no mês em que se comemora o Dia do Professor, como o Prêmio Educação RS e o jantar- baile.Toda a programação pode ser acessada no site do Sindicato: www.sinprors.org.br


mão segurando CCTO que diz a CCT 2010 sobre a questão da violência

Cláusula 53
AMBIENTE ESCOLAR

Os estabelecimentos de ensino, por suas direções, dentro das suas prerrogativas legais, deverão atuar no sentido de prevenir e reprimir condutas discentes e/ou de pais e demais tomadores de serviços educacionais configuradoras de violência física, psicológica ou moral contra seus professores. Estes, por sua vez, deverão colaborar com as ações necessárias para a eficácia da atuação preconizada pelas direções.



PRÊMIO EDUCAÇÃO RS 2010

Cerimônia acontecerá no dia 15 de outubro
Troféu Pena Libertária
A entrega do troféu Pena Libertária aos vencedores da edição 2010 do Prêmio Educação RS será no dia 15, às 19h no auditório do Sinpro/RS em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919). Concorrem à premiação: profissionais, instituições e projetos.

A premiação foi instituída em 1998 para destacar o trabalho de profissionais e entidades que têm como orientação o compromisso com a educação de qualidade; o desenvolvimento da cidadania; a democratização da sociedade e o acesso da população ao conhecimento e à educação; e a relação das propostas educacionais com a comunidade.



COMEMORAÇÃO

Jantar-baile marca Dia do Professor em Porto Alegre

Como já é tradicional, o Sinpro/RS realizará em outubro, no dia 16, um jantar-baile em comemoração ao Dia do Professor. Neste ano, a festa será às 20h, no Clube do Comércio (entrada pela General Câmara, 425) e contará com sorteios especiais de diárias em hotéis da Serra e Litoral.

Os convites devem ser retirados na secretaria da direção ou com os diretores do Sinpro/RS.


POSSE - A Direção Colegiada do Sinpro/RS – triênio 2010/2013 tomará posse no jantar-baile em homenagem ao professor.




Voltar   Imprimir

Sinpro/RS - Av. João Pessoa, 919 - Farroupilha - CEP 90040-000 - Porto Alegre - RS - Fone (51) 4009 2900 - Fax (51) 4009 2917 - Filiado a CUT, Contee e Fetee/SUL

© Copyright 2006 - 2017, Sinpro/RS - Todos os direitos reservados.