Informativos - Sinpro/RS

Informativos

 

 

 

O Período Livre é um informativo criado pelo Sinpro/RS que trata de assuntos de cunho sindical, principalmente sobre as condições de trabalho e salário dos professores. Por meio desta ferramenta, o Sindicato convoca para assembleias, comunica políticas, movimentos e negociações com o sindicato patronal ou especificas com determinadas instituições de ensino. É enviado para o endereço residencial dos professores associados. Acesse a íntegra dos boletins enviados recentemente, bem como o histórico para consulta.

 

 

 

Agosto – A luta pela manutenção da Ulbra

A alienação judicial de bens e negócios da Aelbra segue sendo a principal alternativa para a quitação da significativa dívida trabalhista contraída ao longo dos anos pela mantenedora e suas instituições.


Junho – Professores decidirão em Assembleia

O Sinpro/RS convoca Assembleia de Professores do Ensino Privado, a ser realizada no dia 9 de junho, às 14h, no Espaço de Eventos da Sede Estadual (Av. João Pessoa, 919, bairro Farroupilha), em Porto Alegre.


Abril – Assembleia Geral avaliará negociação coletiva

No encontro, será avaliado o processo de negociação coletiva com o Sinepe/RS, iniciado na primeira quinzena de março


Abril – Próximas reuniões definirão a renovação das CCTs

A negociação com o Sinepe/RS, ao longo do mês de março, já evidenciou que a intenção patronal, sintonizada com a conjuntura nacional, é de retirar direitos dos professores.


Abril – Sinepe/RS propõe fim da assistência do Sinpro/RS nas rescisões

A principal polêmica nas negociações coletivas deste ano é a tentativa de afastar o Sinpro/RS do momento das rescisões contratuais dos professores. A intenção patronal foi manifestada nas duas câmaras – da educação básica e da educação superior – e veementemente rechaçada pelo Sindicato dos Professores.


Fevereiro – Especial Campanha Salarial

O Sinpro/RS convoca os professores da educação básica e da educação superior para a Assembleia Geral que definirá as pautas de reivindicações 2018 para a negociação com o sindicato patronal (Sinepe/RS), com vistas às Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) deste ano.


Novembro – É hora de valorizar as Negociações Coletivas

O Sinpro/RS face ao início da vigência da Reforma Trabalhista destaca antes de mais nada sua sintonia e participação na política de denúncia dos objetivos espúrios que motivam a Reforma, da ilegitimidade do Congresso que a aprovou e do presidente que a sancionou.


Setembro – 1,3 milhão de assinaturas contra a Reforma Trabalhista

O Sinpro/RS aderiu ao engajamento na campanha nacional em favor do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) que propõe a revogação da Reforma Trabalhista.


Agosto – Idiomas: reajuste dos professores é de 5%

Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2017 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.


Agosto – Reforma trabalhista impõe retrocessos

Aprovada em tempo recorde no Congresso e sancionada em apenas dois dias pelo Executivo, a reforma trabalhista impõe o maior retrocesso nos direitos dos trabalhadores desde o Estado Novo, admitindo relações e condições de trabalho que já haviam sido superadas no século 19.


Maio – Professores do Sesi e Senai recebem reajuste de 6,6%

O Sinpro/RS celebrou, mais uma vez, a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT com o Sindepars (Sindicato patronal do Sesi e Senai).


Maio – Assembleia Geral avaliará propostas para acordo

Na pauta da Assembleia, as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho 2017, negociadas com o Sindicato patronal (Sinepe/RS) nas reuniões realizadas ao longo dos meses de março e abril.


Abril – Contradições do ensino privado marcam negociações

A coerência nunca foi o forte do ensino privado gaúcho, especialmente no que se refere ao seu padrão de gestão e definição de reajustes.


Março – Professores reivindicam 7% de reajuste salarial

A pauta de reivindicações foi definida em Assembleia Geral regionalizada, realizada de 1º a 11 de março, em 26 cidades, reunindo mais de 400 professores, em 47 encontros.


Fevereiro – Professores preparam pauta para negociação 2017

O final do recesso letivo nas instituições de ensino e das férias dos professores coincide no Rio Grande do Sul com a aproximação da data base da categoria (1º de março). Portanto, é hora de definir as reivindicações para a negociação e a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho


Novembro – Assembleia definirá previsão orçamentária para 2017

O Sinpro/RS convoca os professores associados para Assembleia Geral no próximo dia 10 de dezembro, às 14h, no Espaço de Eventos do Sindicato em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919).


Outubro – Convenção Coletiva da Educação Infantil garante equiparação salarial

A negociação teve início em maio e foi concluída em setembro devido à resistência do Sindicato Patronal em repassar o percentual de reajuste já aprovado em 2014 para equiparar a hora-aula dos professores contratados com 30 horas.


Outubro – Ações buscam garantir direitos dos professores

O Sinpro/RS e a Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Apaepers) orientam os docentes aposentados e aposentandos a buscar melhorias no salário-benefício por meio de ações administrativas e judiciais específicas.


Agosto – Idiomas – Reajuste dos professores é de 9,91%

Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2016 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.


Julho – Plano recupera rentabilidade em 2016

A rentabilidade do plano Sinpro/ RS Previdência, acumulada de janeiro a maio de 2016, chegou a 9,92%.


Julho – Contra o desmonte da Previdência Social

O coletivo, que está promovendo audiências públicas em várias cidades em 27 estados, deverá aprovar uma proposta de reforma da Previdência dos trabalhadores a ser enviada ao Congresso.


Julho – Reajustes do plano de saúde ficam abaixo do mercado

Os reajustes do plano de saúde Unimed, conveniado com o Sinpro/RS, ficaram em 13,55% (7 faixas) e 11,50% (10 faixas), índices bem abaixo das intenções da operadora, que buscava um aumento de até 30%, conforme os praticados no mercado em planos empresariais e particulares (pessoa física).


Julho – FGTS e outras regularizações

Nesta edição do Período Livre - Especial Ulbra, retoma-se o tema do FGTS dos professores da instituição, tendo em vista a longa trajetória de luta do Sindicato pela sua regularização.


Junho – Assembleia abrirá processo eleitoral do Sinpro/RS

A comissão eleitoral estabelecerá o calendário eleitoral. O mandato da atual direção encerra no dia 31 de dezembro deste ano.


Maio – Comunitárias encaminham proposta para Acordo Coletivo 2016

A proposta para acordo é resultado de negociação, ocorrida nos meses de abril e maio, entre representantes das mantenedoras dessas instituições e dirigentes do Sinpro/RS e dos demais sindicatos de trabalhadores.


Novembro – Professores definem orçamento e preparam Campanha Salarial 2016

O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado para Assembleia Geral a ser realizada no próximo dia 12 de dezembro, às 14h30, na Sala de Eventos do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre.


Setembro – Os acontecimentos de Santa Maria

Em julho de 2014, uma ação de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego autuou e multou a maioria das escolas de Santa Maria pelo descumprimento do art.


Agosto – Negociação define novo Plano de Carreira da Unisc

As tratativas para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT que formaliza o Plano de Carreira Docente – PCD da Unisc iniciaram ainda em agosto de 2014, seguindo-se um ciclo de negociação ao longo do qual foi se definindo um novo Plano de Carreira da instituição.


Junho – Sinpro/RS convoca Assembleia dos professores para o dia 11

O Sinpro/RS convida os professores que atuam nas instituições comunitárias vinculadas ao Comung (com exceção da Unifra) e das escolas das mantenedoras maristas e jesuíta, dissidentes do Sinepe/RS, para Assembleia no próximo dia 11 de julho, às 14h, na Sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).


Junho – Professores de idiomas terão reajuste de 8,5%

Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2015 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.


Maio – A luta continua no Senado

Em abril, a palavra terceirização deu a tônica dos debates políticos e acirrou os embates, após aprovação na Câmara dos Deputados, no dia 8, do texto-base do Projeto de Lei 4.330/04, que amplia as possibilidades de terceirização para as atividades-fim. Foram 324 votos a favor do texto, 137 contra e duas abstenções.


Maio – Professores têm reajuste de 7,25%

A Convenção Coletiva de Trabalho – CCT 2015 dos professores do Sesi e Senai celebrada entre o Sinpro/RS e Sindepars prevê um reajuste salarial de 7,25%, sendo o INPC, acrescido de 1,02% de aumento real.


Maio – Assembleia avaliará propostas para convenções coletivas

O Sinpro/RS convoca os professores para Assembleia Geral no dia 16 de maio, sábado, às 14h, na Sala de Eventos da Sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919), em Porto Alegre.


Abril – Novas perspectivas na Ulbra

“Na Ulbra 2013 nunca mais” foi o slogan que sintetizou a inconformidade e a indignação dos professores e do próprio Sinpro/RS ao final daquele ano marcado pelo recrudescimento da crise da instituição.


Março – Projeto de Lei da terceirização Não à terceirização no ensino volta à agenda de votação

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou para sindicalistas, no último dia 11 de março, que colocará em votação no próximo dia 7 de abril o Projeto de Lei 4.330/2004, de autoria do deputado Sandro Mabel (PL/GO), que liberaliza a terceirização e quarteirização para todas as atividades das empresas, incluindo as atividades-fim;


Novembro – Assembleia Geral

O Sinpro/RS convoca todos os professores do ensino privado para Assembleia Geral a ser realizada no próximo dia 13 de dezembro, às 14h, na sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).


Agosto – Especial Plebiscito Constituinte

Está no centro da reforma política proposta pelos movimentos sociais – após a derrota de iniciativas parlamentares no Congresso – o financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais.


Junho – Especial Educação Básica

O A extensão do processo negocial com o Sinepe/RS na Câmara de Educação Básica por conta das versões divergentes sobre a proposta de aproximação dos valores hora-aula no ensino fundamental demonstra claramente a dimensão da resistência a essa justa demanda pautada pelo Sinpro/RS nas campanhas salariais.


Abril – Negociação Coletiva

O Sinpro/RS está convocando os professores para Assembleia Geral, no próximo dia 26 de abril, às 14h, no Ritter Hotel (em frente à Estação Rodoviária), em Porto Alegre, para avaliar as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho da educação básica e superior e a negociação com o Sinepe/RS.


Março – Especial Ulbra

Quatro assembleias de professores da Ulbra foram realizadas no dia 11 de março, prazo-limite para o pagamento do salário de fevereiro.


Novembro – Especial Uniritter

A pós três rodadas de negociação com a Reitoria e cinco reuniões com os professores, foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho que institui o novo Plano de Carreira Docente do Centro Universitário Ritter dos Reis/UniRitter.


Novembro – Especial Sesi e Senai

O Sinpro/RS convoca os professores do Sesi e Senai do Rio Grande do Sul para Assembleia Geral a ser realizada entre os dias 02 e 16 de dezembro em várias regiões do estado, conforme calendário da tabela abaixo.


Outubro – Especial Adventistas

Grande parte das instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul integra redes com caráter confessional.


Setembro – Especial Ulbra

A transposição do mês de agosto no atraso do pagamento do salário de julho se constitui no principal fato novo do último período na Ulbra.


Julho – Especial Idiomas

Este Boletim Período Livre contempla a Convenção Coletiva de Trabalho 2013 dos professores das escolas de idiomas, assinada entre o Sinpro/RS e a representação patronal das escolas – Sindiomas.


Abril – Negociação Coletiva

O Sinpro/RS convoca Assembleia Geral dos Professores para o dia 4 de maio, sábado, às 14h, na sede estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre), para avaliar o processo de negociação salarial com o Sinepe/RS e as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho da educação básica e da educação superior.


Abril – Especial Ulbra

Os meses do recesso letivo já estavam desqualificados para descanso e férias tranquilas dos professores da Ulbra.


Março – Especial Urcamp

A transição de 2012 para 2013 não representou nada para os professores da Urcamp no que se refere à sua condição salarial, nem para a instituição no que concerne à definição de perspectivas.


Novembro – Especial Sesi e Senai

O Sinpro/RS convoca os professores do Sesi e Senai do Rio Grande do Sul à Assembleia Geral a ser realizada no dia 8 de dezembro de 2012, a partir das 14h, na Sede Estadual do Sindicato (Av. João Pessoa, 919) em Porto Alegre.


Novembro – Especial Uergs

Os professores e técnicos administrativos da Uergs, por meio de suas entidades representativas – Sinpro/RS, Aduergs, Assuergs e Semapi – deliberaram pela mobilização e denúncia do quadro caótico vivido pela Uergs e o tratamento que vem sendo dispensado pelo governo do Estado.


Novembro – Semana Consciência Profissional

A proveitar o efeito inercial das tradicionais homenagens, por ocasião do Dia do Professor, para provocar a manifestação dos próprios professores sobre a sua condição profissional.


Outubro – Especial Urcamp

O objetivo central deste boletim é a convocação da Assembleia dos Professores da Urcamp a realizar- se neste início de novembro.


Setembro – Assembleia Geral

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS – convoca todos os seus associados para a Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 29 de setembro, às 14h, na sede estadual


Agosto – Especial Trabalho Extraclasse

No dia 12 de junho deste ano, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) enviou Notificação Recomendatória aos estabelecimentos de ensino privado de todo o Estado sobre o excesso de trabalho extraclasse dos professores e o direito ao descanso.