A maior eleição da história do Sinpro/RS terá mais de 17,9 mil eleitores em todo o estado e será disputada por duas chapas

E qual proposta será escolhida pela categoria. São duas as chapas que disputam os votos de 17,9 mil eleitores em todo o estado.

Eleições | Publicado em 03/08/2010

De 24 a 26 de agosto ocorrerá as eleições que decidirá quem ocupará os cargos diretivos do Sinpro/RS no próximo triênio, que vai de 2010 a 2013, e qual proposta será escolhida pela categoria. São duas as chapas que disputam os votos de 17,9 mil eleitores em todo o estado. De um lado, a Chapa 1 (Compromisso com os Professores) e de outro a Chapa 2 (Sinpro Novo – pra conquistar mais). As eleições ocorrem a cada três anos e a direção eleita assumirá em 20 de outubro.

O processo eleitoral teve início em Assembleia Geral do Sindicato, realizada no 22 de maio com a eleição da Comissão Eleitoral e aprovação do apoio financeiro às chapas no valor de R$ 25 mil (rateado entre as duas chapas), além de autorizar o uso dos meios de comunicação do Sinpro/RS (postagem, sistema de newsletter, jornal Extra Classe e o site www.sinprors.org.br) para a divulgação das propostas das chapas concorrentes.

Antonieta Mariante, que preside a comissão eleitoral destaca ser esta “a maior eleição da história do Sinpro/RS”, pois são quase 18 mil professores associados que estarão participando desse processo. Serão instaladas 283 urnas – entre fixas e volantes – em Porto Alegre, na Região Metropolitana e nas Regionais. “Esses números evidenciam todo o trabalho de infra-estrutura necessário à organização das eleições e que está a cargo da Comissão Eleitoral”, explica.

ELEITORES – Conforme o Estatuto Social, estão aptos a votar os professores que atuam no ensino privado em todos os níveis e modalidades, que estejam associados ao Sinpro/RS há mais de três meses e em dia com as mensalidades e serviços contratados junto ao Sindicato. Também aos aposentados é garantido o direito de voto. Antonieta destaca ainda que, “além da importância de participação dos professores através da votação, garantindo-se assim o quórum eleitoral nesse turno, considera-se também importante a participação como coordenadores de mesa, mesários e/ou fiscais, de modo a acompanhar e contribuir com o processo eleitoral.”

Veja um resumo do que propõe cada chapa

Chapa 1 – Compromisso com os Professores
“Assumimos a autoralidade de tudo que tem sido desenvolvido nos últimos anos no Sindicato. Trata-se de uma trajetória de sucesso. O Sinpro/RS é um sindicato do setor privado que faz a diferença não apenas para a categoria como também para a sociedade. É uma referência para os professores que extrapola o âmbito de cada escola, sendo resultado de muito trabalho e da combinação de iniciativas em diversas áreas. Nossa atuação, além focada nas condições de trabalho e remuneração, não se resume às questões contratuais, valorizando o professor como um ser humano integral. Temos certeza de que a categoria valoriza este trabalho. Queremos dar continuidade a este processo na perspectiva de qualificá-lo e ampliá-lo. Por isso, estamos agregando ao nosso projeto novos compromissos, entre eles a retomada da luta pelo aumento real de salários baseada na configuração favorável da nova conjuntura econômica do país. Temos convicção de que os professores do ensino privado vão referendar pelo voto o compromisso e a experiência de quem construiu o sindicato como ele é conhecido e reconhecido atualmente”, destaca o professor Marcos Fuhr, integrante da Chapa 1 – Compromisso com os Professores.

Chapa 2 – Sinpro Novo – pra conquistar mais
“Cabe aqui uma reflexão: a educação no RS, pública ou privada, foi um modelo a ser seguido. E os professores, os protagonistas de nossa história. É necessário resgatar esse personagem. É preciso condições de trabalho, remuneração digna e respeitabilidade pessoal. Vivemos um cotidiano de exigências, não temos estabilidade e há muito, estamos sem aumento real. O Sinpro-RS está há 24 anos sendo dirigido pelo mesmo grupo, que se acomodou, direcionando o Sindicato para oferta de serviços e secundarizando a proteção. Gastam meio milhão em propaganda, por ano, sem o devido retorno. Precisamos aumento real de salários, segurança contratual, fim das demissões imotivadas. Nestas eleições podemos permanecer com a mesma prática dos últimos 24 anos, ou dizer ‘sim pro novo’, para conquistar mais. Queremos que os professores experimentem uma nova forma de dirigir o Sinpro-RS: vamos valorizar os professores; unir e lutar para conquistar mais; dar valor a imagem pública do professor; democratizar e dar transparência ao sindicato; fiscalizar a aplicação dos direitos da categoria; e dar proteção para todos”, defende o professor Ricardo Fortes, integrante da Chapa 2 – Sinpro Novo – pra conquistar mais.