Acordo prevê pagamento por excesso de alunos por turma no Colégio Bom Jesus

Limite de alunos | Publicado em 06/07/2012

O Sinpro/RS firmou acordo com o Colégio Bom Jesus/Sevigné, de Porto Alegre, garantindo o pagamento de 30% de hora-atividade aos professores devido ao excesso de alunos em turmas do ensino fundamental e médio. No início deste ano, o Sindicato recebeu denúncia de pais de alunos de que a escola possuía uma turma de 8º ano com 46 alunos e uma de 1º ano do ensino médio com 52 alunos. O Sinpro/RS iniciou negociação com a direção da escola solicitando a divisão das turmas. A escola não aceitou a proposta para este ano e a solução encontrada foi firmar acordo estabelecendo o pagamento pelo aumento de trabalho do professor.

O acordo é válido até janeiro de 2013 e a instituição se comprometeu a não exceder mais o limite de alunos por sala de aula. “A expectativa é que a escola não volte a ultrapassar o limite indicado pelo Sindicato”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Desde 2010 o Sindicato vem denunciando publicamente o excesso de alunos por turma, um fator de adoecimento dos professores e de prejuízo à qualidade do ensino. O site Limite de Alunos por Turma informa semestralmente as instituições de ensino que extrapolam os limites propostos pelo Sinpro/RS. “A limitação de alunos em sala de aula é uma luta antiga do Sindicato dos Professores”, expõe Cecília. “Apesar de não conseguirmos avançar na mesa de negociação, com a denúncia pública estamos sensibilizando pais e estudantes. O caso de um pai denunciar o excesso de alunos no Bom Jesus/Sevigné não é único. Muitos têm entrado em contato com o Sindicato preocupados com salas abarrotadas de alunos. Já há um consenso de que, para que o professor dê conta da individualidade de seus alunos, é necessário limites de alunos por turma”.