Acordo Salarial

Ensino superior | Publicado em 28/02/2009

Os professores da Ulbra, reunidos em Assembleia convocada pelo Sinpro/RS, na manhã deste sábado, 28/02, aprovaram a proposta negociada com o Sindicato e formalizada pela instituição na última sexta-feira. A proposta aprovada contempla:

a) Pagamento, na próxima quinta-feira, 05 de março, do salário de fevereiro (férias);

b) Parcelamento em seis vezes, a partir de 05 de abril, do saldo do 13º salário, do resíduo do salário de dezembro, do salário de janeiro e do terço constitucional de férias – junto com o salário de março;

c) Parcelamento, em nove vezes, a partir de 05 de abril, do total de multas devidas pelos atrasos de salários de março, abril, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, 13º e dezembro de 2008; e janeiro de 2009 (totalizando 78,5% de um salário);

d) Atualização de 1% ao mês sobre cada parcela do acordo;

e) Bem imóvel como garantia de cumprimento do acordo;

f) Instituição de Comissão de Acompanhamento de implementação do acordo e das relações contratuais dos professores com a instituição durante a vigência do mesmo;

g) Relatórios mensais ao Sinpro/RS sobre a evolução fiscal e financeira da instituição;

h) Negociação de Plano de Carreira Docente a ser formalizado por Acordo Coletivo de Trabalho;

i) Compromisso com a retomada da regularidade salarial.

A Assembleia, que contou com a presença significativa de professores dos diversos campi e unidades de ensino da Ulbra, foi um momento importante de debate sobre a situação da instituição de ensino e suas perspectivas e a aprovação da proposta representou uma aposta na continuidade da instituição.

Foram reafirmadas as expectativas de mudança da gestão da instituição e, especialmente, do padrão de relacionamento desta com os seus professores.

Face ao histórico dos atrasos salariais, os professores decidiram declarar-se em vigília, manter a Assembleia em aberto com possibilidade de reinstalação no próximo sábado, 07/03, às 16h, caso não aconteça o pagamento previsto para a próxima quinta-feira, 05/03 (férias/salário de fevereiro).

O acordo será formalizado junto à Justiça do Trabalho.