Apaepers – Aposentadoria vai mudar

Isso acontece porque, com a revisão da expectativa de vida do brasileiro, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado “fator previdenciário”, que é incluído no cálculo dos benefícios.

Comunicação Sinpro/RS
Apaepers | Publicado em 01/12/2012


Os trabalhadores entre 55 e 60 anos que pedirem, a partir de dezembro, aposentadoria por tempo de contribuição à Previdência Social vão receber um benefício um pouco maior do que aqueles que fizeram o pedido em novembro. É a primeira vez desde 1999 que o anúncio do aumento da expectativa de vida dos brasileiros não vai provocar uma redução no valor a ser recebido pelos trabalhadores que forem pedir a aposentadoria pelo INSS, nos próximos 12 meses.

Isso acontece porque, com a revisão da expectativa de vida do brasileiro, o Ministério da Previdência irá atualizar a tabela do chamado “fator previdenciário”, que é incluído no cálculo dos benefícios. A tábua de mortalidade, divulgada ontem pelo IBGE, mostra que a esperança de vida ao nascer, que era de 73,76 anos em 2010, subiu para 74,08 anos em 2011. Mas, nas faixas etárias acima dos 50 anos, o número recuou.

“Essa mudança aconteceu porque a tábua de 2011 foi construída com base nos Censo de 2010 e as demais eram projetadas. Como houve melhora na qualidade dos dados, ocorreu essa diferença”, explicou Fernando Albuquerque, pesquisador do IBGE. Como a expectativa de vida no momento da aposentadoria é uma das variáveis usadas pelo INSS na hora de calcular do benefício, essa queda vai significar ligeiro aumento no valor a ser recebido. Pelas contas do escritório Lacerda Advogados, para quem estiver na faixa entre 55 a 60 anos, o ganho com o novo cálculo será por volta de 0,11%. No ano passado, houve redução média de 0,43% no valor do benefício.

Para as demais idades, as mudanças no fator previdenciário devem implicar benefícios menores. A mudança vale apenas para as novas aposentadorias e não muda nada para quem já é aposentado.

Com informações de Correio do Povo.