Apaepers participou de palestra sobre Sistema Previdenciário Brasileiro

Representantes da direção da Apaepers participaram de palestra com o Deputado Federeal Pepe Vargas o Sistema Previdenciário Brasileiro,no Sinpro/Caxias.

Apaepers | Publicado em 01/09/2011

Representantes da direção da Apaepers participaram de palestra com o Deputado Federal Pepe Vargas o Sistema Previdenciário Brasileiro, no dia 27 de agosto, no Sinpro/Caxias.

O Deputado explanou sobre o histórico do Sistema Previdenciário Brasileiro, com as mudanças que ocorreram por iniciativa dos governos ou conquista da sociedade organizada. Destacou a importância social do Regime Geral de Previdência que vigora no Brasil, em contraste com regimes aplicados em outros países. Também defendeu a sustentabilidade da Previdência. Mostrando gráficos que comprovam as melhorias no sistema, falou da ampliação dos serviços e da abertura de novas agências, acabando com as filas e otimizando o atendimento.

Pepe Vargas entende que construir uma alternativa ao fator previdenciário é um desafio, sendo que pessoalmente defende o fim do Fator. Pepe é relator do projeto que extingue o Fator Previdenciário e autor da “fórmula 95/85” onde idade e tempo de contribuição precisam resultar em 95 para homem e 85 para mulher (90 para homem e 80 para mulher, no caso dos professores), permitindo assim a aposentadoria com ganhos integrais.

Outros desafios da Previdência, para Pepe, são melhorar a renda dos aposentados que ganham acima do salário mínimo e buscar receita previdenciária frente a propostas de desoneração da contribuição sobre a folha de pagamento.
Os professores questionaram Pepe sobre questões específicas da categoria, como a comunicação de doenças profissionais e a aposentadoria para quem tem mais de um vínculo empregatício.

Pepe Vargas está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, conforme pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). É o presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional e titular da Comissão de Finanças e Tributação. Relator do projeto que extingue o fator Previdenciário e autor da fórmula 95/85. Natural de Nova Petrópolis, foi prefeito de Caxias do Sul por duas gestões.