Aposentados ficam sem aumento real em 2012

Entre eles,a presidente vetou o dispositivo que assegurava os recursos necessários para dar ganhos reais(acima da inflação)para as aposentadorias e pensões do INSS.

Comunicação Sinpro/RS
LDO | Publicado em 18/08/2011


A presidente Dilma Rousseff sancionou dia 15 de agosto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, que estabelece as regras básicas para o orçamento do ano que vem, com mais de 30 vetos. Entre eles, a presidente vetou o dispositivo que assegurava os recursos necessários para dar ganhos reais (acima da inflação) para as aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor do ganho ainda seria definido com as centrais sindicais e com representantes dos aposentados.

A categoria pretende mobilizar o Congresso para que votem a favor do reajuste real para quem ganha acima do mínimo (R$ 545), no ano que vem. O objetivo é conseguir um aumento equiparado ao do mínimo, que tem como base para o cálculo o percentual do Produto Interno Bruto (PIB), mais a inflação do ano anterior. De acordo com representantes da categoria, o índice deve ser fixado em torno de 14%.

Para mobilizar o Congresso, os aposentados prometem fazer uma série de manifestações. A pauta será discutida ainda em um encontro marcado para o dia 1º de setembro, em Brasília.

Autor da emenda que previa a destinação de verbas para corrigir aposentadorias com aumento real, o senador Paulo Paim (PT-RS) também criticou a postura da presidente. “Ela desrespeitou um acordo que havia sido firmado pelo governo e oposição. Faltou sensibilidade à presidente e foi um grave erro político”.