Aprovada reivindicação de aumento real por docentes da Região Metropolitana

Na ocasião,foram aprovadas as reivindicações de aumento real para 2011,a limitação de alunos por turma,questões ligadas à preservação da saúde dos professores,a remuneração das atividades extraclasse

Professores | Publicado em 23/10/2010

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) realizou assembleia geral com os professores da Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde deste sábado, 23 de outubro, no auditório da entidade, em Porto Alegre. Na ocasião, foram aprovadas as reivindicações de aumento real para 2011, a limitação de alunos por turma, questões ligadas à preservação da saúde dos professores, a remuneração das atividades extraclasse, além de outros pontos da pauta. Os professores estão realizando assembléias regionais desde o dia 20 de outubro até o próximo dia 9 de novembro, quando será concluída a pauta que será enviada ao Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (Sinepe/RS), para início efetivo das negociações. A data-base dos mais de 30 mil professores da rede privada de ensino no RS é 1º de março, porém o sindicato dos professores busca junto ao sindicato patronal a antecipação das negociações.

REUNIÃO – Na próxima terça-feira, 26 de outubro, às 15h, ocorrerá nova reunião entre o Sinpro/RS e o Sinepe/RS, quando já será abordada a pauta preliminar de reivindicações, encaminhada em setembro ao sindicato patronal e que vem sendo ratificada e complementada pela categoria nas oito assembléias regionais já realizadas. Dentre os pontos da pauta, está reajuste salarial com aumento real (está sendo reivindicado metade do percentual de crescimento do PIB brasileiro em 2010 cuja projeção é de 7,5%); aumento real de 10% nos pisos salariais de todos os níveis; e limitação do número de alunos por turma (presencial e a distância).

No último dia 13 de outubro, dirigentes do Sinpro/RS se reuniram, em Porto Alegre, com dirigentes do Sinepe/RS para apresentar levantamento do Dieese sobre os indicadores da conjuntura econômica no Estado e do País e para traçar o cenário do ensino privado no RS para o próximo período. A iniciativa teve como objetivo assinalar as condições favoráveis que legitimam a reivindicação das categorias por aumento real de salário na negociação coletiva já na próxima data-base, em março de 2011.

ASSEMBLEIAS REGIONAIS – O Sinpro/RS está realizando assembleia geral em 21 cidades, de modo a oportunizar a participação do maior número possível de professores na definição da Pauta Completa de Reivindicações 2011. A pauta completa será encaminhada em novembro ao Sinepe/RS para início efetivo das negociações.