Aprovado no Senado projeto que permite a aposentados dedução de gastos do Imposto de Renda com remédios

Proposta nesse sentido foi aprovada no dia 6 de março pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Comunicação Sinpro/RS
Aposentadoria | Publicado em 14/03/2012


Aposentados e pensionistas com provento mensal inferior a seis salários mínimos poderão passar a deduzir do imposto de renda os gastos com medicamentos de uso próprio e de seus dependentes, desde que comprovados por receita médica e nota fiscal. Proposta nesse sentido foi aprovada no dia 6 de março pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

O projeto (PLS 375/2008), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), modifica Lei 9.250/1995 para incluir a medida entre as possibilidades de dedução permitidas para o imposto de renda de pessoas físicas.

Na justificação da matéria, o parlamentar argumenta que a legislação tributária em vigor permite somente o abatimento das despesas com medicamentos quando utilizados em hospitalização, contrariando tendência de reduzir internações hospitalares em favor de tratamentos na residência do paciente.

A relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), apresentou voto favorável à proposta, que segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa. (Com informações da Agência Senado)