Artigos aprofundam discussões sobre o trabalho extraclasse

Trabalho Extraclasse X Direito ao descanso, artigos publicados sobre o tema. A iniciativa visa preparar o público para o debate.

Comunicação Sinpro/RS
I Seminário Nacional Profissão Professor | Publicado em 17/05/2013


O Sinpro/RS está disponibilizando para os estudantes, professores, advogados e demais inscritos no I Seminário Nacional Profissão Professor: Trabalho Extraclasse X Direito ao descanso, artigos publicados sobre o tema. A iniciativa visa preparar o público para o debate. O evento contará com a presença de magistrados, procuradores, advogados e professores que debaterão o excesso do trabalhado extraclasse e a jornada de trabalho não remunerada – um dos maiores problemas do ensino privado.

Há 15 anos, o Sinpro/RS luta em diversas frentes pela regulamentação e remuneração do trabalho realizado pelos professores fora da carga horária contratada: nas negociações coletivas com o Sinepe/RS, em ações coletivas movidas na Justiça do Trabalho e também no Congresso Nacional.

Acesse a íntegra dos artigos:

Hora-Atividade: um debate sobre o que é legal e o que é real, dos juízes do trabalho do Rio Grande do Sul, Luiz Alberto de Vargas e Paulo Luiz Schmidt
Publicado em novembro 2002, na Revista Textual.

Atividades extraclasse: a jornada de trabalho invisível, do grupo de estudos jurídicos do Sinpro/RS
Publicado em outubro de 2008, na Revista Textual.

O trabalho do professor e a elasticidade da jornada, da professora do Departamento de Ciências Sociais da Unijuí, Maria Alice Canzi Ames, e do Doutor em Serviço Social pela PUCRS, Edemar Rotta.
Publicado em outubro de 2008, na Revista Textual.

Jornada de trabalho e período de descanso, da mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Unisinos e doutora em Direito Público pela Universidad de Burgos, Espanha, Luciane Lourdes Webber Toss
Publicado em outubro de 2012, na Revista Textual.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e ainda estão abertas. Acesse o site do evento e inscreva-se, as vagas são limitadas.