Assembléia decide pelo encerramento da greve

por ampla maioria, encerrar a paralisação das suas atividades, deflagrada no último dia 10.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 19/11/2008


Na noite desta segunda-feira, 18, os professores da Ulbra que atuam nos campi da Grande Porto Alegre decidiram, por ampla maioria, encerrar a paralisação das suas atividades, deflagrada no último dia 10.

A assembléia foi marcada pelo qualificado debate sobre o destino do movimento, seus resultados e desdobramentos no contexto da crise da Ulbra. Foi destacada a nova sistemática de pagamento dos salários pela via dos bloqueios de valores por parte da Justiça do Trabalho, a repercussão do movimento na imprensa e o apoio manifesto dos estudantes.

Não faltaram, por outro lado, manifestações considerando limitado o saldo objetivo do movimento, à medida em que foram pagos somente 84% do saldo do salário de setembro.

Após um grande número de manifestações, foi submetida à votação a continuidade da paralisação, tendo prevalecido, por ampla maioria de votos, o posicionamento favorável ao seu encerramento.

A assembléia referendou ainda uma comissão de professores para, junto com o Sinpro/RS, manter a integração com o conjunto dos professores da Ulbra e a avaliação dos desdobramentos da paralisação no contexto da crise da instituição.

O Sinpro/RS avalia a mobilização desenvolvida, bem como os nove dias de paralisação, mesmo que parcial, das atividades nos campi da Grande Porto Alegre como um fato muito positivo por seu efeito de credenciamento dos professores como protagonistas na luta pela regularização salarial, pela dignidade profissional e por mudanças administrativas e de gestão na universidade.

O Sindicato pautará a continuidade da sua relação com a Reitoria da instituição pelos compromissos assumidos, mesmo que informalmente, de não punição aos participantes da paralisação, de respeito às decisões da Justiça do Trabalho de Canoas quanto ao bloqueio de valores para priorização do pagamento dos salários, de negociação de um acordo para o pagamento das multas decorrentes dos atrasos salariais e de um novo padrão de relacionamento da instituição com os seus professores.