Assembleia destaca os 30 anos da CUT e os 50 anos da Escola Técnica Mesquita

“Esta homenagem é, antes de tudo, uma consideração respeitosa à história dessas duas instituições que tiveram e têm até hoje grande afinidade e importância para a sociedade gaúcha”, disse o parlamentar.

Comunicação Sinpro/RS
Assembleia | Publicado em 02/10/2013


No Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 02, o deputado Adão Villaverde (PT) registrou os 50 anos da Escola Técnica Mesquita e os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Esta homenagem é, antes de tudo, uma consideração respeitosa à história dessas duas instituições que tiveram e têm até hoje grande afinidade e importância para a sociedade gaúcha”, disse o parlamentar.

Villaverde destacou que as duas entidades vêm oportunizando aos metalúrgicos da Região Metropolitana e a seus filhos o aprendizado gratuito de uma profissão. Conforme o deputado, a escola, fundada em 15 de fevereiro de 1963, tornou-se um espaço de formação e educação dirigida à comunidade metalúrgica, em particular, e extensivo à comunidade em geral. “Foi idealizada visando a qualificação profissional, a cultura e o aprendizado pessoal, a valorização do ser humano com princípios fundamentados na crença em que educar e acreditar nos trabalhadores metalúrgicos é um investimento imensurável”, disse.

O parlamentar observou que hoje a população desfruta de um país democrático de direito com liberdade para manifestações, reuniões e organizações dos trabalhadores, diferente da época em que a escola nasceu. “Depois de um largo período de combate e resistência à ditadura, no final dos anos 70, amplia-se a luta pela anistia”, relatou o deputado. “O movimento dos trabalhadores vai à luta as ruas, o movimento popular luta contra a carestia e a redemocratização do país ganha dimensão nacional e internacional”, continuou.

Mais adiante, em 1983, surgiu a Central Única dos Trabalhadores (CUT), herdando, conforme o deputado, o melhor das tradições de lutas sociais do Brasil na construção da independência, da autonomia de classe e da unidade dos trabalhadores. Para Villaverde, a CUT teve um papel fundamental na redemocratização do país nos anos 80, tendo sido decisiva na alteração das relações entre sociedade e Estado, “principalmente no que concerne à firmeza com que combateu a política econômica e salarial do período militar e lutou pela democracia”.

De acordo com Villaverde, a instituição da CUT, há 30 anos, se reveste de uma importância fundamental na trajetória contemporânea da democracia brasileira e, por decorrência, da própria história recente do Brasil. O momento, segundo ele, serve para reverenciar uma história de homens e mulheres construída por muitas mãos e paixão humana, que ousaram expandir suas lutas para além dos muros de suas fábricas e locais de trabalho, abraçando a bandeira da solidariedade, da fraternidade e da busca de uma sociedade mais justa.

Segundo Villaverde, mesmo diante das adversidades no passado, a Escola Técnica Mesquita e a CUT mantiveram suas tradições em prol da educação e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. “Estes são grandes legados que mostram como ambas contribuíram e contribuem muito fortemente para a reconstrução e aprofundamemento da democracia, ainda em curso no nosso país”, disse.

Manifestaram-se, em apartes, os deputados Nelsinho Metalúrgico (PT), Gerson Burmann (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Heitor Schuch (PSB) e Maria Helena Sartori (PMDB). Ao término do discurso, foram entregues medalhas da 53ª Legislatura às entidades.

Com informações de Agência de Notícias da AL/RS.