Assembleia discutirá previsão orçamentária 2011 e negociação com Sinepe/RS

E avaliação e discussão das perspectivas para as negociações coletivas com o Sinepe/RS, em março, com vistas a Convenção Coletiva de Trabalho 2011.

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 01/12/2010

O Sinpro/RS realiza, no próximo dia 11 de dezembro, às 14h, Assembleia Geral Extraordinária de professores para a apreciação e deliberação da previsão orçamentária do Sindicato para o exercício de 2011 e avaliação e discussão das perspectivas para as negociações coletivas com o Sinepe/RS, em março, com vistas a Convenção Coletiva de Trabalho 2011. A assembleia será no auditório do Sinpro/RS em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).

A reivindicação por aumento real está entre os principais destaques das próximas negociações coletivas. O pedido é a metade do PIB do país de 2010 (estimado em 7,5%). A pauta completa de reivindicações 2011 foi encaminhada pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS, no dia 24 de novembro.

Soma-se também às reivindicações a limitação do número de alunos por turma. Desde maio deste ano, o Sinpro/RS vem realizando levantamentos para identificar as instituições com número de alunos acima da limitação proposta pelo Sindicato. A lista destas escolas está disponível no site www.limitedealunosporturma.com.br e conta com a participação/comentários da comunidade. O Sindicato trabalha com uma proposta de alunos por turma para cada nível educacional.

Outros pontos que merecem atenção na pauta são: Calendário Escolar, que prevê as duas últimas semanas de indisponibilidade dos professores em julho; férias de verão entre 9/01 e 18/02/2012 e realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao stress. Destaca-se ainda a participação do professor em seminários e congressos por convocação da instituição, mantenedora ou sindicato econômico, que deverão ter suas despesas pagas, bem como computadas as horas excedentes na carga horária semanal do docente.