Assembleia Legislativa homenageou sindicato com Grande Expediente

Assembleia | Publicado em 15/05/2013

O Sinpro/RS foi homenageado na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, com um Grande Expediente Especial da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, pelo aniversário de 75 anos do Sindicato, comemorado no próximo dia 21 de maio. O evento foi proposto pelo deputado Adão Villaverde (PT) e inaugurou a programação de aniversário na capital e interior do estado.

Em seu discurso, Villaverde destacou o fato do Sinpro/RS ser o primeiro sindicato de professores fundado no RS, lembrou as principais conquistas da categoria e as iniciativas da entidade que não se limitam apenas às reivindicações trabalhistas, como a Fundação Ecarta, Casa do Professor, Núcleo de Apoio Contra a Violência – NAP, pesquisas sobre a saúde do professor, entre outras. “O Sinpro/RS tem muitos motivos para festejar por conta de sua trajetória comprometida com o ensino e com a sociedade, com iniciativas de elevada relevância histórica que orgulham a todos”, ressaltou.

Para Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS, que junto com a diretora Glória Bittecourt, representou a direção colegiada no Grande Expediente, com esta homenagem o Sinpro/RS se vê reconhecido na sua atuação e renovação da forma de fazer sindicalismo. “Todas as bancadas presentes se manifestaram e isso nos prestigia muito“, afirmou Amarildo Cenci, Diretor do Sinpro/RS

Durante a cerimônia, representantes de sete partidos pediram a palavra para parabenizar o Sindicato por suas conquistas. O deputado Raul Pont (PT) destacou a importância do Sinpro/RS para a história do sindicalismo no estado e pelo fato de ser uma entidade que “extrapola o limite das reivindicações da categoria e constrói uma relação com a sociedade”.

“Parabenizo ao Sinpro/RS por ser um sindicato ativo e combativo que garante a qualidade da iniciativa privada no estado e, acima de tudo, defende a educação”, afirmou a deputada Zilá Breiten Bach (PSDB). O deputado Raul Carrion, do PCdoB, também referiu a luta do Sinpro/RS pelo direito de todos os trabalhadores e não apenas da categoria, pela independência, democracia e justiça.

Falaram ainda na plenária os deputados Gerson Burmann, líder da bancada do PDT; Cassiá Carpes (PTB); Frederico Antunes (PP) e a deputada Maria Helena Sartori, líder da Bancada do PMDB.

Confira a programação completa dos 75 anos do Sinpro/RS
Leia a íntegra do discurso feito pelo deputado Adão Villaverde