Assembleia Regional de professores em Erechim, no dia 20 de outubro, definirá reivindicações para 2011

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 18/10/2010

No dia 20 de outubro, às 17 horas, na sede da Uniodonto (Rua XV de Novembro, 69/10º andar), em Erechim, será realizada assembleia regional do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) para definição da pauta de reivindicações para 2011. A pauta completa resultante do conjunto de todos os encontros será encaminhada em novembro ao Sinepe/RS para início das negociações.

Os professores do ensino privado, que atuam na educação básica, educação superior, cursos livres e EJA, representados pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), realizarão Assembleia Geral entre 20 de outubro e 9 de novembro em todas as regiões de atuação do sindicato para definição da pauta de reivindicações para as negociações 2011. As assembleias regionais serão realizadas em 21 municípios do Rio Grande do Sul. Para acessar o calendário completo e edital de convocação das assembleias acesse o link http://www.sinprors.org.br/arquivos/10_15_2010_edital_assembleias.pdf.

ANTECIPAÇÃO – No último dia 13 de outubro, dirigentes do Sinpro/RS se reuniram, em Porto Alegre, com dirigentes do Sinepe/RS (sindicato patronal que representa as escolas) para apresentar levantamento do Dieese sobre os indicadores da conjuntura econômica no Estado e do País e para traçar o cenário do ensino privado no RS para o próximo período. A iniciativa teve como objetivo assinalar as condições favoráveis que legitimam a reivindicação das categorias por aumento real de salário na negociação coletiva já na próxima data-base, em março de 2011. Na reunião, os representantes dos professores e dos técnicos administrativos sublinharam as evidências de crescimento sustentável da economia brasileira e gaúcha e o ganho real de salário por parte da maioria das categorias profissionais no último período – não concedidos às categorias do setor do ensino privado, embora o reajustamento acumulado das mensalidades tenha sido 28% acima dos reajustes salariais dos professores. Está agendada para o próximo dia 26 de outubro uma reunião do Sinpro/RS com o Sinepe/RS para a abordagem da pauta preliminar de reivindicações encaminhada em setembro ao sindicato patronal no sentido de antecipar as negociações.