Ato estadual le lançamento da campanha por aumento real será dia 12 com Show de Nei Lisboa

O evento contará também com show do músico e compositor Nei Lisboa.

Comunicação Sinpro/RS
Sinepe/RS | Publicado em 09/03/2011


Professores e técnicos administrativos do ensino privado realizam no próximo sábado, 12, Ato Estadual de Lançamento da Campanha Salarial 2011, às 14h, no Salão de Eventos São José, em Porto Alegre (Alberto Bins, 509). O evento contará também com show do músico e compositor Nei Lisboa. A atividade dá início a uma série de mobilizações em todo o Estado. No centro das reivindicações das categorias está o reajuste salarial de 9% – índice composto pela inflação do período (6.36%) mais aumento real.

As negociações com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS) iniciaram no dia 1º, quando foi definida a agenda de reuniões: dias 15, 22 e 29 de março, terças-feiras, às 14h.

Embasam as reivindicações da categoria o crescimento sustentável da economia do país (7,5% em 2010), com reflexos favoráveis no ensino privado, e as contradições entre os reajustes das anuidades escolares e a reposição salarial dos professores. Levantamento realizado pelo Sinpro/RS mostra que as mensalidades aumentaram, em média, 34% acima da inflação na última década. Neste mesmo período, os salários dos professores, técnicos e administrativos aumentaram apenas 4%. “Investir em infraestrutura é importante, mas investir no professor é fundamental. E é isso que estamos destacando para a comunidade gaúcha”, ressalta Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

MOBILIZAÇÃO – Entre 19 de março e 2 de abril estão agendados atos em Passo Fundo, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz e Bento Gonçalves. No dia 20 de março, os professores realizam mobilização junto ao Brique da Redenção, em Porto Alegre, para distribuir materiais informativos para a comunidade.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES – Também são destaques da pauta a limitação de alunos por turma e a realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao estresse, entre outros. O documento foi elaborado em assembleia geral realizada em 21 cidades, entre 20 de outubro e 9 de novembro, com a mobilização de mais de 400 professores. As reivindicações foram entregues ao Sinepe/RS no final de novembro, dois meses após a apresentação da pauta preliminar, já com o pedido de aumento real dos salários e do levantamento que indica o crescimento sustentável da economia brasileira.