Audiência homologa proposta aprovada por docentes em assembleia

Na ocasião,foi homologada a conciliação referente ao adiamento do leilão,previsto para 25 de maio,dos bens penhorados na execução do acordo judicial descumprido pela Ulbra

Ensino superior | Publicado em 18/05/2009

No início da tarde desta segunda-feira, 18 de maio, ocorreu na 3ª Vara do Trabalho de Canoas, audiência presidida pelo juiz Luis Fernando Henzel, reunindo as representações do Sinpro/RS e da Celsp/Ulbra. Na ocasião, foi homologada a conciliação referente ao adiamento do leilão, previsto para 25 de maio, dos bens penhorados na execução do acordo judicial descumprido pela Ulbra no início de março, conforme aprovado pela assembléia dos professores da Universidade no último sábado, 16 de maio. Foram ajustados os novos critérios para avaliação dos bens penhorados, bem como para eventual arrematação em leilão com a data designada: 8 de junho de 2009, às 10h. Para ler a íntegra da ata da audiência clique aqui.

Na audiência, também foi ajustado que os valores arrecadados por meio de venda em leilão dos imóveis serão revertidos, não só para pagamento da execução do acordo judicial, mas também das folhas de salários vincendas.

Quanto ao salário de maio de 2009, ficou acordado que, será pago com os recursos provenientes de outro leilão de imóvel da Celsp/Ulbra, já autorizado pela Justiça Federal, que tem como data do dia 27 de maio.

Por fim, na tentativa de compensar, em parte, os danos causados aos professores pelos atrasos, a Ulbra comprometeu-se em não questionar judicialmente a aplicação da cláusula penal de 20% sobre a execução do acordo (a instituição desistirá do recurso neste sentido).

ENCONTRO – Na tarde do sábado, 16 de maio, o Sinpro/RS realizou, no campus Canoas, o 2º Encontro Estadual dos Professores da Ulbra, seguido de assembleia geral. No encontro foi feito uma avaliação da greve e da mobilização dos professores que culminou na mudança da reitoria da instituição e foi aprofundada a discussão sobre as reivindicações dos docentes para a reestruturação da universidade. O saldo do evento foi a sistematização de um texto de resoluções ratificado pela assembleia geral. Clique no link para ler o texto integral das resoluções.

ASSEMBLEIA – A assembleia dos professores, além de ratificar as resoluções, discutiu profundamente por mais de duas horas a proposta da Reitoria da Ulbra de adiamento do leilão dos bens penhorados na execução do acordo judicial. A proposta encaminhada à assembléia buscava uma majoração do valor de avaliação dos imóveis a serem leiloados, bem como, um patamar mínimo para arrematação dos mesmos, acompanhada do compromisso de reversão do montante a ser arrecadado com finalidade exclusiva de quitação do acordo judicial e pagamento de salários vincendos. A proposta de adiamento do leilão foi aprovada por estreita maioria ao final do debate.

Nos próximos dias a direção do Sinpro/RS encaminhará à Reitoria da Ulbra as resoluções do encontro, acompanhadas de pedido de reunião.

Professor, permaneça em sintonia com o seu Sindicato. Divulgue e discuta as propostas de reestruturação da Ulbra com os seus colegas.