Audiência pública discutirá Ed.Infantil em Passo Fundo dia 17

Educação infantil | Publicado em 16/07/2012

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo promove nesta terça-feira, dia 17 de julho, Audiência Pública sobre a Educação Infantil Privada, às 19h30min, na Rua Dr. João Freitas, 75. Solicitada pelo Sinpro/RS e proposta pelo vereador Rui Lorenzatto, a audiência tem por objetivo debater a regularização e credenciamento das escolas e as condições de trabalho e valorização profissional dos professores que atuam neste nível de ensino.

A realização desta audiência faz parte da mobilização pela valorização dos profissionais de educação infantil iniciada em maio pelo Sinpro/RS. Já foram realizadas três caminhadas em parques e praças de Porto Alegre, além de panfleteação nas escolas para informar a comunidade sobre as precárias condições de trabalho dos professores e baixos salários. No dia 19 de junho também houve audiência pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre.

NEGOCIAÇÃO COLETIVA – O Sinpro/RS está em plena negociação salarial com o Sindicato Patronal (Sindicreches) e quatro reuniões já ocorreram ainda sem consenso. A última proposta do Sindicreches prevê reposição do INPC (4,88%) e 4% de aumento real para as menores horas-aula da capital e interior. Porém, o Sinpro/RS ressalta a importância de ter aumento real também para as demais horas-aula. O Sindicato sustenta a expansão do setor e um quadro econômico positivo propício para melhorar as condições salariais dos profissionais. Dados do Dieese mostram crescimento de 79.52% no número de estabelecimentos de Educação Infantil (creches e pré-escolas) de 2001 a 2011 no RS, e a existência de 9 mil profissionais e quase 102 mil alunos.