Audiência pública sobre as demissões na Anhanguera em SP

A audiência foi requerida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), diante das denúncias feitas pela Fepesp e pelos sindicatos.

Comunicação Sinpro/RS
Demissões Anhanguera | Publicado em 06/02/2012


A demissão em massa promovida pela Anhanguera Educacional S/A será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa, dia 08 de fevereiro, às 15h.A audiência foi requerida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), diante das denúncias feitas pela Fepesp e pelos sindicatos.

Levantamento preliminar da Federação em 13 sindicatos indica mais de 1.500 demissões, cerca de 34% do corpo docente das instituições pesquisadas. No ABC paulista, o percentual chega a 40%.

Em todas as cidades, duas denúncias são recorrentes. A primeira, é a de que a Anhanguera teria priorizado a demissão de professores titulados – mestres e doutores – para substitui-los por especialistas, com salários mais baixos. A outra é de que haverá redução da carga horária (por exemplo, com aulas apenas até a 5ª feira), o que exigiria um número menor de professores.

A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda está investigando a compra da UniABC pela Anhanguera e a possível formação de um monopólio, já que o grupo adquiriu outras quatro instituições no ABC Paulista.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A DEMISSÃO EM MASSA NA ANHANGUERA
Assembleia Legislativa de São Paulo – auditório Franco Montoro
Dia 08/02, 4ª feira, às 15h

Fonte: FEPESP