Consumo sustentável e gestão do lixo em destaque na 13º edição da Revista Textual

Com nova apresentação gráfica, a revista reafirma sua proposta de promover o debate sobre temas de interesse da sociedade e refletir sobre as transformações do mundo da escola.

Comunicação Sinpro/RS
Textual | Publicado em 11/05/2011


O Sinpro/RS lançou nesta semana a 13ª edição da Revista Textual, publicação voltada aos professores do ensino privado. Com nova apresentação gráfica, a revista reafirma sua proposta de promover o debate sobre temas de interesse da sociedade e refletir sobre as transformações do mundo da escola. Lançamentos aos professores estão ocorrendo esta semana na PUCRS, Unisinos, IPA e FAPA, instituições às quais pertecem os autores dos ensaios desta edição.

A íntegra da edição e os números anteriores também estão disponíveis para download em www.sinprors.org.br/textual e para leitura em versão flip.

Nesta edição, o artigo de capa Resíduos Sólidos: geração, gestão e responsabilidades, do professor Doutor da faculdade de engenharia da PUCRS, Claudio Luis Frankenberg, aborda a disparidade entre a produção e a reciclagem dos resíduos sólidos.

A violência contra os professores no ambiente escolar é tema do artigo da diretora do Sinpro/RS e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência (NAP), Cecília Farias, e da psicóloga Roséli Cabistani, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

As dificuldades enfrentadas para consolidar a condição docente dos professores da Educação Infantil são abordadas pelo doutor em Educação pela PUCRS, Gilson Pereira. A professora da Unisinos, Beatriz Fischer, avalia o impacto da inserção de temas de interesses específicos no currículo escolar. Susana Speroni, da Unisc, traz a reflexão sobre a identidade e o papel das instituições comunitárias de Educação Superior.

A revista traz ainda a análise sobre a realidade penitenciária do país, em ensaio do professor de Direitos Humanos do IPA, Marcos Rolim.