Desafio na educação é qualidade, diz Aloizio Mercadante

O levantamento considera renda da população, longevidade e escolaridade (número de anos de estudo).

Comunicação Sinpro/RS
IDH | Publicado em 31/07/2013


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios, divulgado anteontem, aponta que o desafio do país agora é melhorar a qualidade do ensino. O levantamento considera renda da população, longevidade e escolaridade (número de anos de estudo).

Neste último quesito, o indicador melhorou 128% em 20 anos, enquanto o indicador, na média, subiu 47,5% (considerando as três áreas). “Quem puxou a melhoria geral foi a educação. Melhorou a escolarização das crianças, dos jovens e dos adultos, numa velocidade expressiva.” Apesar da melhora, educação é o único dos indicadores que não chegou ao nível “alto” de desenvolvimento. “Saímos de patamar baixo.”

“Nosso maior desafio é a qualidade, principalmente no ensino médio. No ensino fundamental temos avançado e batido as metas [estipuladas pelo governo]. No médio, há mais problemas [a rede pública não melhorou entre 2009 e 2011 na avaliação].” Para essa melhora, Mercadante diz ser necessário mais recursos para a área, o que pode vir dos recursos da exploração do petróleo.

Com informações de Folha de São Paulo.