Dia Nacional de Lutas com greves e mobilizações será nesta quinta-feira, 11

Convoca os professores do ensino privado gaúcho a participarem do Dia Nacional de Lutas com greves e mobilizações,pela aprovação da pauta de reivindicações dos trabalhadores brasileiros

Dia Nacional de Lutas | Publicado em 11/07/2013

O Sinpro/RS, juntamente com a CUT/RS e demais Centrais Sindicais, UNE e os Movimentos Sociais Organizados, convoca os professores do ensino privado gaúcho a participarem do Dia Nacional de Lutas com greves e mobilizações, no dia 11 de julho, pela aprovação da pauta de reivindicações dos trabalhadores brasileiros, confira os eixos abaixo.

Professores de diversas instituições de ensino já decidiram aderir à paralisação. Confira.

MANIFESTAÇÕES
Em Porto Alegre, haverá concentração de professores e demais trabalhadores do setor da educação, às 14h, na Rótula do Papa (Convergência das avenidas Erico Verissimo, Azenha, Gastão Mazeron e Rua José de Alencar), seguindo em caminhada para a concentração e Ato Público às 16h, no Largo Glênio Peres, no Centro.

No interior do Estado, a CUT e o Sinpro/RS estarão mobilizados para a realização de atos regionais:

Lajeado – ato público, às 9h, em frente à Casa da Cultura, após, seguem em caminhada pela Rua Júlio de Castilhos;
Pelotas – a mobilização será às 14h, em frente à Prefeitura Municipal da cidade;
Passo Fundo – concentração às 10h, no cruzamento da Av. Brasil com a Av. Bento Gonçalves, em Passo Fundo;
Rio Grande – o movimento será às 17h, com concentração no Largo Dr. Pio;
Santa Maria – a partir das 9h, concentração na praça Saldanha Marinho. Após, terá uma caminhada pela Avenida Rio Branco até a antiga Estação Férrea. Às 17h, ato político e unificado na praça Saldanha Marinho;
Santa Rosa – concentração para a grande caminhada que partirá às 16h até a Câmara Municipal de Vereadores. Após, segue para a frente do INSS onde farão um ato às 18h;
Erechim – paralisação da BR 153, na parte da manhã e uma caminhada pelo Distrito Industrial;
Vale dos Sinos – pela manhã, paralisação na BR 116, em Sapucaia do Sul e Canoas. A partir das 13h30, no Monumento do Laçador, inicia concentração para a caminhada até o Largo Glênio Peres.
Vale do Rio Pardo – a partir das 9h30, os trabalhadores se reunirão no trevo de entrada da cidade de Venâncio Aires, após realizarão uma caminhada até o centro do município. À tarde, a partir das 15h, haverá um ato político na praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul.
Serra – em Caxias do Sul, as manifestações iniciarão ainda na madrugada, com a paralisação das principais rodovias da cidade. As mobilizações são em conjunto com os sindicatos da região e culminarão no ato público, a partir das 9h, na praça Dante Alighieri.
Ijuí – três caminhadas no município irão em direção à praça da República a partir das 9h30. Após, haverá uma grande marcha pelas ruas do centro da cidade.
Três Passos – a partir das 16, haverá um ato político na praça da Bandeira, após, uma caminhada pelo centro do município.

REIVINDICAÇÕES
– 10% do PIB, com destinação dos royalties do Pré-Sal para a Educação;
– 10% do PIB para a saúde;
– Reforma política;
– Reforma Urbana;
– Democratização dos meios de comunicação;
– Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;
– Valorização das aposentadorias;
– Transporte público de qualidade;
– Fim do fator previdenciário;
– Reforma agrária;
– Mudanças nos leilões de petróleo;
– Contra o PL 4330, que ameaça direitos trabalhistas com a terceirização.