Diretor de Centro da UCS é restituído pela Justiça do Trabalho

O professor,eleito em 2009 pela comunidade acadêmica para um mandato de 2 anos,foi demitido em julho de 2010,após o professor Isidoro Zorzi ter assumido com reitor da Universidade

Comunicação Sinpro/RS
UCS | Publicado em 22/02/2011


Uma decisão da Justiça do Trabalho de Caxias do Sul reconduziu o professor Paulo Eugênio Carvalho Gedoz ao cargo de Diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na segunda-feira, 21 de fevereiro. O professor, eleito em 2009 pela comunidade acadêmica para um mandato de dois anos, foi demitido em julho de 2010, após o professor Isidoro Zorzi ter assumido como reitor da Universidade, reeleito pelo Conselho Diretor da Fundação da UCS.

A reeleição de Zorzi foi considerada arbitrária por professores, funcionários e alunos que, em uma consulta feita à comunidade acadêmica de 15 a 20 de março de 2010, indicaram por maioria de votos a professora Nilva Lúcia Rech Stédile para assumir a reitoria de 2010 a 2014. O resultado do plebiscito, no entanto, não foi seguido pelos conselheiros.

Afastado por Zorzi, o professor Paulo Gedoz ingressou com uma ação na Justiça do Trabalho sob o argumento de que sua destituição fora contra o estatuto da Universidade. “Um sujeito rejeitado pela comunidade acadêmica destituiu um eleito. Além disso, em vez de colocar no cargo o decano, conforme prevê o estatuto, indicou o primo do prefeito, ou seja, descumpriu por duas vezes o estatuto.”, acusa Gedoz.

O professor afirma que, desde a reeleição de Zorzi, considerada arbitrária pela comunidade acadêmica, o clima na Universidade é de medo entre os docentes e funcionários. Ele aguarda a assinatura de sua posse pela UCS, que deve ocorrer até 1º de março. “Espero agora poder trabalhar para melhorar o Centro de Saúde, que teve uma queda em seu nível de avaliação neste tempo que estive fora”, destaca o diretor. Ele deve permanecer por mais um ano no cargo.