Docentes da Solução Cooperativa encerram greve

Decidiram retornar as atividades na próxima segunda-feira, 12/07. Os docentes estavam paralisados desde o dia 23 de junho devido aos constantes atrasos salariais e por estarem há 60 dias sem receber.

Solução Cooperativa | Publicado em 09/07/2010

Em Assembleia Geral do Sinpro/RS (Sindicato dos professores do Ensino Provado do RS) na tarde de ontem, 08/07, em Novo Hamburgo, os professores da Solução Cooperativa, instituição que executa o Projovem Urbano RS no Vale dos Sinos e Vale do Paranhana, decidiram retornar as atividades na próxima segunda-feira, 12/07. Os docentes estavam paralisados desde o dia 23 de junho devido aos constantes atrasos salariais e por estarem há 60 dias sem receber.

A decisão foi tomada em virtude da audiência realizada ontem na Justiça do Trabalho, na qual o Estado se comprometeu em repassar os recursos correspondentes aos salários de maio e junho para que a Cooperativa Solução efetue os pagamentos de forma imediata aos professores.

Na manha desta sexta-feira, 09/07, a Cooperativa Solução informou ao Sindicato que os recursos repassados pelo Estado não são suficientes para o pagamento integral das duas folhas. A pedido do Sinpro/RS, o juiz da 29ª Vara do Trabalho, Marçal Henri dos Santos Figueiredo, determinou o imediato repasse de todos os valores devidos para a Cooperativa, que procederá aos pagamentos do salário de maio no dia de hoje, 50% do salário de junho na próxima segunda-feira, e o remanescente na terça-feira, dia 13/7. Também ficou decidido que a Cooperativa Solução se encarregará de efetuar o pagamento dos salários e prestar contas à Justiça, ao Estado e ao Sinpro/RS.

Demissões de professores

Em audiência com o Sinpro/RS, a Secretaria de Educação informou que em função da redução do número de alunos haverá uma redução de mais de 50% no número de professores. A decisão também foi tomada em decorrência da visita da Coordenação Nacional do ProJovem, que esteve reunida durante a semana com a SEC, após denúncia feita pelo Sinpro/RS.