Em reunião nesta quarta-feira, 13, Sinpro/RS e Sinepe/RS discutirão sobre a possibilidade de antecipar negociações

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 13/10/2010

Dirigentes do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) se reúnem hoje, 13 de outubro, às 15h, com a direção do Sinepe/RS para discutir a antecipação das das negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho de 2011. O encontro será na sede do Sinepe em Porto Alegre (Av. Borges de Medeiros, 308).

Em setembro, o Sinpro/RS encaminhou ao Sindicato Patronal uma pauta preliminar de reivindicações para 2011 e um pedido de antecipação das negociações já para este ano. A data-base dos professores do ensino privado é 1º de março. A iniciativa do Sinpro/RS tem como objetivo sintonizar as negociações coletivas dos professores com a dinâmica de planejamento das instituições de ensino para 2011, pois é neste período que as escolas e as universidades estão elaborando suas planilhas de custo para a definição das anuidades 2011. Dentre as reivindicações está o reajuste salarial com aumento real de salários.

A pauta preliminar foi construída a partir do levantamento que o Dieese faz do setor do ensino privado gaúcho desde 1996. Nos últimos 10 anos, a categoria não obteve aumento real apesar do reajuste das anuidades ter sido bem superior à inflação. Conforme o Dieese, nos últimos 14 anos as anuidades no ensino privado acumularam em média um reajuste de 32% acima da inflação. No mesmo período, as mensalidades tiveram um reajuste acumulado em torno de 27% acima dos reajustes dos salários dos professores. Também pesaram na elaboração da pré-pauta fatores como o desempenho positivo do setor privado de educação no âmbito nacional e estadual e a conjuntura de crescimento econômico do País e do Rio Grande do Sul. O Sinpro/RS representa os mais de 30 mil professores do ensino privado do RS.
A pauta completa de reivindicações será definida em assembleia geral que acontecerá neste mês, em várias regiões do Estado.

Pauta Preliminar de Reivindicações 2011:

– reajuste salarial com aumento real (ler página ao lado);

– aumento real de 10% nos pisos salariais de todos os níveis;

– limitação do número de alunos por turma (presencial e a distância);

– calendário escolar 2011 com a indisponibilidade do professor nas duas últimas semanas de julho;

– destinação de 30% da carga horária para atividades extraclasse;

– contratação de professores para as atividades extracurriculares.