Encontro de Professores

Um dos pontos da pauta foi o relato e a avaliação da dinâmica dos cursos e do número de alunos matriculados pela URCAMP em 2009.

Comunicação Sinpro/RS
Urcamp | Publicado em 23/03/2009


No Encontro de Professores da URCAMP, promovido pelo Sinpro/RS no dia 14 de março, em Santana do Livramento, um dos pontos da pauta foi o relato e a avaliação da dinâmica dos cursos e do número de alunos matriculados pela URCAMP em 2009. Para a percepção mais ampla, detalhada e precisa da situação, segue relatório por campus, com base em informações oficiais:

Campus nº Cursos  nº de alunos 
Bagé  20 3.300
Alegrete  12 1.147
São Gabriel  10 832
Santana do Livramento  10 666
São Borja  8 616
Caçapava do Sul  7 440
Dom Pedrito  4 218
Itaqui  4 157
TOTAL  7.375

 

 

 

 

Nas manifestações dos professores foi destacado o número crescente de cursos sem novas matrículas, com ênfase para o campus de São Gabriel, que continua, no entanto, funcionando em suas três sedes.

Voltou a ser destacada também a elevada participação de alunos do PROESC em alguns campi.
O fato marcante do Encontro foi o relato da situação do campus de Alegrete, onde vem se mantendo o número de alunos, apesar da existência, na cidade, de três instituições públicas de Educação Superior (Unipampa, Uergs E CEFET), além de vários pólos de EaD privados. Mereceu destaque, também, a plena regularidade salarial, sem qualquer pendência em relação a acordos anteriores.

Acordos e Pendências

A direção do Sinpro/RS fez um relato sobre a situação das pendências da URCAMP com relação aos acordos de parcelamento:

Salários (acordo jan/2006) nº parcelas faltantes:
Bagé: 5
São Gabriel: 1

Verbas não salariais (acordo dez/2006) nº parcelas faltantes:
Bagé: 6
São Gabriel: 3

Salários atuais

Fevereiro:
Bagé, Alegrete e Santana do Livramento: 100%
Dom Pedrito: 60%
Caçapava do Sul, São Gabriel, São Borja e Itaqui: 0%

Janeiro:
Faltam 66% em São Borja e 100% em Itaqui.

Acordo Judicial

A partir de dezembro de 2008, além de São Gabriel, o Sinpro/RS ajuizou ações de cobrança dos salários e das multas em São Borja, Itaqui e Caçapava do Sul, devendo ampliar esta iniciativa nos próximos meses para outros campi, conforme deliberação do Encontro de Professores.

Denúncia Pública

O encontro decidiu, ainda, tornar pública, nos próximos meses, a situação de inadimplência salarial da URCAMP nas respectivas cidades.

Renovação do Acordo Coletivo

O Encontro dos Professores encerrado na forma de Assembléia de Professores da URCAMP aprovou a pauta para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Foi deliberada a manutenção da hora-aula conforme o parâmetro do acordo anterior (com as correções das convenções entre Sinpro/RS e Sinepe/RS); manutenção do adicional de tempo de serviço, bem como a data de pagamento dos salários; retorno para o padrão das multas da Convenção Coletiva; bem como insistir no avanço da correção da sistemática de pagamento dos salários mensais dos professores de tempo integral e parcial e retirar o congelamento das ações coletivas ajuizadas até dezembro de 2005 do Acordo Coletivo.