Evento reuniu mais de 150 docentes

Após o evento,o Sinpro/RS realizou Assembléia Geral que aprovou o Aditivo à CCT 2009,que regulamenta a recuperação das aulas,e a pauta de reivindicações relacionada às condições de trabalho

Comunicação Sinpro/RS
Debate | Publicado em 24/08/2009


Mais de 150 professores participaram do encontro no ultimo sábado, 22. Após o evento, o Sinpro/RS realizou Assembléia Geral que aprovou o Aditivo à CCT 2009, que regulamenta a recuperação das aulas, e a pauta de reivindicações relacionada às condições de trabalho para a preservação da saúde do professor. A pauta será encaminhada ao Sinepe/RS.

Ainda neste ano, o Sinpro/RS dará continuidade a pesquisa sobre saúde do professor, junto com a Delegacia Regional do Trabalho e em parceria com o Instituto de Psicologia da UFRGS. A pesquisa buscará identificar os níveis de stress dos professores.

O DEBATE

“Este é um momento em que cada um pode contribuir para a implementação de políticas concretas de saúde”, disse o psicólogo Wilson Campos, coordenador da pesquisa. Ele destacou os altos índices de assédio moral em todos os níveis hierárquicos dentro das instituições, o que, segundo o profissional, gera o “esgarçamento das relações de trabalho”.

O primeiro painel do dia apresentou um panorama médico da jornada de trabalho excessiva e seus reflexos. O médico analista pericial, do Ministério Público do Trabalho, mostrou estudos científicos que comprovam que uma jornada de mais de 40 semanais ou 8 horas diárias, põem em risco a saúde do profissional e aumenta as chances de acidente no trabalho.

O Desembargador Emílio Papaléo Zin, do Tribunal Regional do Trabalho, da 4ª Região, destacou o trabalho do Sinpro/RS em levantar questões sociais da categoria, e não apenas reivindicações salariais. “É fato que a hora aula não paga tudo, porque não evita que o professor tenha privações. Se eu tivesse que apreciar hoje um processo em que o professor estivesse postulando hora extraclasse, eu daria ganho de causa ao docente”, afirmou o desembargador.

O painel da tarde foi marcado pelo debate em torno do que é a pratica docente. Para a Doutora em Educação Eliana Perez Gonçalves de Moura a vida do professor é marcada pelo planejamento. “Entre o que se pode planejar e o que efetivamente acontece em sala de aula esta centrada toda uma problematização”, disse a professora.

O Juiz Luiz Antonio Colussi, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra IV), abordou a questão da mercantilização da educação. ”Às vezes, a escola é extremamente mercantilista e a única preocupação é o desempenho. Nas faculdades de Direito, por exemplo, temos que fazer os alunos passar na OAB”, relatou.

Assembleia aprovou aditivo – A Assembleia aprovou o aditivo à CCT 2009 para a recuperação dos dias letivos devido ao prolongamento do recesso escolar em virtude da Gripe A. Leia a integra do documento no site do Sinpro/RS

A assembleia aprovou também uma pauta de reivindicações em prol da saúde do professor que será entregue ao Sinepe/RS ainda neste semestre, com vistas a uma negociação antecipada para 2010. Constam na pauta os seguintes itens:

• Limitação de número de alunos por turma (presenciais e por EAD);
• Sonorização das salas de aula;
• Oficinas de prevenção a doenças profissionais;
• Duas semanas de indisponibilidade dos professores no mês de julho;
• Calendário letivo de 2010 que contemple feriadões e indisponibilidades nos recessos letivos;
• Destinação de 20% da carga horária para atividades extra classe;
• Obrigatoriedade e mais frequencia dos exames periódicos de saúde para os professores.

Cláusulas em virtude da gripe A (H1N1)

• Dispensa das professoras gestantes e integrantes dos grupos de risco independente de laudo médico;
• Sensibilização das escolas para o problema dos professores que atuam em mais de uma escola na exigência de cumprimento dos dias e recuperação do calendário letivo de 2009.