Extra Classe recebe Prêmio MP de Jornalismo por série de reportagens sobre o rio dos Sinos

O Jornal Extra Classe foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Reportagem/Impressa com a série de matérias"Esperança para o Sinos","O conflito da água"e"Um rio de lama"

Prêmio MP | Publicado em 14/12/2011

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 14, o Ministério Público do Rio Grande do Sul promoveu a entrega do13º Prêmio MP de Jornalismo.

O Jornal Extra Classe foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Reportagem/Impressa com a série de matérias “Esperança para o Sinos”, “O conflito da água” e “Um rio de lama”, de autoria do jornalista Clóvis Victória Junior, publicada nos meses de julho, agosto e setembro deste ano. Clóvis, que falou em nome dos os agraciados, destacou a atuação da Promotoria Regional de Meio Ambiente nas bacias dos rios dos Sinos e Gravataí. “Agradeço à direção do Sinpro/RS e aos colegas do Extra Classe a oportunidade de poder escrever e ser incentivado a produzir reportagens completas e críticas, e ao Ministério Público, que tornou possível esta reportagem”, destacou o jornalista.

O segundo lugar em reportagem impressa foi obtido pelas reportagens “Operação Mercari”, de autoria da jornalista Adriana Irion, publicadas entre abril e maio no Jornal Zero Hora, discorrendo sobre a investigação e denúncia do MP que desmontou um esquema de superfaturamento em ações de marketing do Banrisul.

Na categoria Reportagem/Rádio, venceram as reportagens “Fraude em pedágio comunitário gaúcho”, de autoria dos jornalistas Cid Martins e Andressa Xavier, veiculada entre 8 e 11 de julho na Rádio Gaúcha, sobre fraude no pedágio de Portão. A segunda colocação ficou com a reportagem “MP investiga denúncias de irregularidade em horas extras da Prefeitura de Santa Cruz do Sul”, de autoria do jornalista José Renato Andrade Ribeiro, veiculada em 23 de setembro na Rádio Gazeta.

Na categoria Reportagem/TV, foi agraciada a matéria “Projeto pioneiro reeduca agressores em Bento Gonçalves”, de autoria do jornalista Ticiano Kessler, exibida nos dias 14, 15 e 19 de setembro na TV Record, que mostra a ação do MP para conscientizar, reeducar e reaproximar o agressor da família. Em segundo lugar ficou a reportagem “Álcool x Adolescentes”, de autoria da jornalista Priscilla Casagrande, exibida nos dias 1º e 2 de novembro na rede Record, que trata do Fórum Permanente de Combate ao Consumo e a Venda de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes.

O fotógrafo Ricardo Duarte, do jornal Zero Hora, conquistou o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo, com a foto “Atropelamento coletivo”, publicada dia 26 de fevereiro, que mostra o atropelamento de ciclistas no bairro Cidade Baixa. O segundo lugar foi conquistado com a foto “Rede livre na padaria”, de Cristiano Estrela, publicada em 30 de outubro no jornal Correio do Povo, que mostra o reaproveitamento de computadores usados e apreendidos que facilitam o acesso de moradores do bairro Mário Quintana a uma nova forma de comunicação.
Na categoria Mídia Web, os vencedores foram os jornalistas Cid Martins e Andressa Xavier, do site da Rádio Gaúcha, com a série de reportagens “Bingos clandestinos”, veiculada de 9 a 15 de novembro.

Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e comendas oferecidas pela Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. O prêmio promovido pela Instituição tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Hotel Continental Canela. Ao final da cerimônia, realizada no Palácio do MP, o procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, ressaltou a importância da liberdade de imprensa e a responsabilidade dos jornalistas como aliados do MP na defesa do estado democrático de direito.