Fórum debate democratização da gestão nas instituições comunitárias

O Sinpro/RS promoveu no Hotel Embaixador,em Porto Alegre,o lançamento do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias.

Comunicação Sinpro/RS
Fórum das Comunitárias | Publicado em 12/09/2011


O Sinpro/RS promoveu no último sábado, 10 de setembro, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, o lançamento do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias.
Com participação do Sinpro Caxias e Sinpro Noroeste e a presença de professores e estudantes de diversas instituições comunitárias gaúchas, o evento se constituiu em um espaço de discussão sobre o princípio da gestão democrática, a denúncia dos retrocessos e a divulgação dos avanços democráticos nas IES Comunitárias do RS.
Foram apresentados painéis sobre o histórico da Gestão Democrática, estágio de tramitação do Projeto de Lei 7639/2010 no Congresso Nacional e a retomada das propostas de emendas ao projeto, além da definição de política para luta pela ampliação da gestão democrática nas instituições comunitárias. Os participantes do evento aprovaram um Manifesto com as principais reivindicações para o setor.

Confira nos links a seguir a íntegra dos documentos aprovados no Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias:

1) Manifesto de Lançamento do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias.

2) Resolução sobre o Projeto de Lei 7639/2010, aprovada em agosto de 2010 e ratificado pelo Fórum.

3) Proposta de Emendas ao Projeto de Lei 7639/2010.

No Rio Grande do Sul, 15 instituições de ensino superior se autodenominam Comunitárias: Feevale/ Novo Hamburgo, Centro Universitário Metodista/IPA, PUCRS, UCPel, UCS/ Caxias do Sul e região, Unicruz/ Cruz Alta, Unifra/ Santa Maria, Unijuí/ Ijuí e região, Unisc/ Santa Cruz do Sul e região, Unisinos, UnilaSalle/ Canoas, Univates/ Lajeado e região, UPF/ Passo Fundo e região, Urcamp/ Bagé e região e URI/Erechim, Santo Ângelo, Santiago, Frederico Westphalen e São Luiz Gonzaga.