Fórum debate Gestão Democrática das Comunitárias neste sábado, 10

O evento, direcionado aos professores de instituições de ensino superior comunitárias, tem entrada franca e a inscrição deve ser feita pelo e-mail direcao@sinprors.org.br

Comunicação Sinpro/RS
Fórum das Comunitárias | Publicado em 07/09/2011


O Sinpro/RS realiza neste sábado, 10 de setembro, o Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias de Educação Superior, às 10h, no Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354 – centro), em Porto Alegre. O evento, direcionado aos professores de instituições de ensino superior comunitárias, tem entrada franca e a inscrição deve ser feita pelo e-mail direcao@sinprors.org.br

A proposta do Fórum é a constituição de um espaço de discussão sobre o princípio da gestão democrática, a denúncia dos retrocessos e a divulgação dos avanços democráticos nas IES Comunitárias do RS. Na base da iniciativa, a definição do movimento dos professores e estudantes, frente à proposta das instituições no Congresso Nacional, de que a gestão democrática seja elemento de identidade da condição comunitária.

Na programação haverá painel sobre Gestão Democrática, com a participação dos professores Luiz Augusto Acamps, ex-Reitor da Unisc; Paulo Luiz Zugno, diretor do Sinpro Caxias e Sirlei Jedós, diretora do Sinpro/RS e docente na Unisinos. Além da apresentação do estágio de tramitação do Projeto de Lei 7639/2010 no Congresso Nacional, a retomada das propostas de emendas ao projeto e a definição de política para luta pela ampliação da gestão democrática nas instituições comunitárias.

O Fórum das Comunitárias é uma deliberação do ciclo de discussões, realizado em 2010, sobre a iniciativa legislativa do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung de buscar a definição de um marco legal para as Instituições de Ensino Superior – IES Comunitárias no Congresso Nacional.