Governo apresenta proposta de reestruturação da Uergs

Quando foi apresentado documento com o detalhamento da proposta de reestruturação da Uergs

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 01/08/2013


Na última terça-feira, 30 de julho, a direção do Sinpro/RS esteve presente em solenidade no auditório do Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação (Cetaf) da CEEE, em Porto Alegre, quando foi apresentado documento com o detalhamento da proposta de reestruturação da Uergs, contendo diretrizes e orientações para a gestão e qualificação da Universidade, elaborado a partir do estudo realizado pelo grupo de trabalho formado para pensar e sugerir melhorias à universidade. Como a Uergs possui autonomia administrativa, o documento intitula-se Mensagem do Governo do Estado à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Pacto pela Uergs. (Leia na íntegra).

Na mesma cerimônia, ocorreu a assinatura de um protocolo de intenções entre a Uergs e a CEEE para a gestão compartilhada do Cetaf, permitindo o desenvolvimento de cursos, eventos e formações de nível superior e pós-graduação, aprimorando assim o padrão de qualidade da universidade pública gaúcha.

De acordo com o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, a mensagem do Governo indica os caminhos para acelerar a revitalização e a consolidação da Uergs como instituição comunitária referência na pesquisa, extensão e construção de conhecimentos, articuladas com as comunidades e vocações regionais. Durante a gravação do programa Frente a Frente, que vai ao ar nesta quinta-feira, 22 horas pela TVE-RS e FM Cultura (107.7) e www.fmcultura.com.br sobre o tema (com reprise no dia 4/8, às 21h, na TVE), Prodanov destacou a participação do Sinpro/RS como protagonista na construção do diálogo entre Governo do Estado e dos diferentes atores da comunidade acadêmica.

“Estamos sinalizando com mais recursos. O orçamento deve chegar a R$ 61 milhões no ano que vem e queremos, cada vez mais, o envolvimento da sociedade”, disse o secretário. “É uma iniciativa para indicar os rumos a serem tomados, para aumentar a qualificação, sugerindo estratégias e não apenas alocando recursos.”

A execução das medidas, de acordo com o Governo do Estado, deve se iniciar em breve, para que os reflexos já sejam sentidos este ano. Uma delas é o acordo com a CEEE para a gestão compartilhada do Cetaf. Com ele, a ideia é otimizar recursos para reduzir os custos e realizar novos investimentos, tanto na área de energia elétrica, quanto na educação superior. “O Cetaf possui infraestrutura física com capacidade para atender, de imediato, muitas necessidades da Uergs”, afirma o secretário Prodanov.

Ações
O fortalecimento e a reestruturação da Uergs são prioridades definidas pelo Governo do Estado. Desde 2011 foram tomadas iniciativas para sanar problemas históricos e emergenciais, entre elas o diálogo com os sindicatos dos professores e funcionários da instituição, nomeação de professores concursados, de diretores regionais, processo de contratação de 60 professores temporários e a autorização para realização de um concurso público para 120 docentes. Para este último, com 60 vagas imediatas e 60 para cadastro de reserva, além de um plano de cargos e salários, aprovado em abril de 2012. O Cefat está localizado na avenida Bento Gonçalves, 8855, em Porto Alegre.