Governo do RS assina convênio com Capes para incentivo à pós-graduação

Ensino superior | Publicado em 17/08/2011

O Governo do Estado do RS assinou nesta quarta-feira, 17 de agosto, em Porto Alegre, Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O convênio visa o fortalecimento da pós-graduação gaúcha e terá um aporte de R$ 153.863.000,00 para o período 2012/2016. “Este termo é um divisor de águas para o estado, um novo momento na relação do RS com o MEC e Capes. Uma parceria estratégica e importante com o governo federal”, disse Cleber Cristiano Prodanov, Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

O aporte será executado pela Fapergs por meio de editais em que universidades públicas e privadas sem fins lucrativos poderão submeter projetos. Serão concedidas 300 bolsas de mestrado, 300 bolsas de doutorado, além de 150 programas de mestrado direcionados a professores do ensino público, fundamental e médio. O termo também prevê a criação de grupos de pesquisa em regiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológico; bolsas de fixação de doutores no interior; programas de iniciação em ciências e matemática e de internacionalização da pós-graduação gaúcha, com intercâmbio de pesquisadores.

O Secretário destacou a característica de interiorização do convênio. “Teremos um programa de fixação de doutores no interior, pois sabemos da dificuldade de mantê-los em nossos rincões, além disso um programa de compra de equipamento que vai favorecer as comunitárias, especialmente as de fora da capital”, destacou Cleber.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad afirmou que uma das missões do governo federal é fortalecer as fundações estaduais como a Fapergs. “O RS tem um parque renovado de Universidades e queremos revitalizar a pós-graduação e a iniciação cientifica no estado”. Para o Governador Tarso Genro, este convênio “reorienta a pesquisa no estado para a qualificação da nossa base produtiva”. Do total investido, R$ 102 milhões são da Capes e R$ 51 milhões de contrapartida do governo do estado pela Fapergs.