Impasse nas negociações entre Sinpro/RS e Sinepe/RS

No encontro,o Sinepe reafirmou a proposta de conceder apenas a reposição da inflação e manutenção das demais cláusulas,invocando mais uma vez sua critica à nova legislação da filantropia e do ProUni.

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 29/03/2011

Terminou sem avanço a reunião de negociação entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) e o sindicato das instituições de ensino (Sinepe), realizada nesta terça-feira, 29, em Porto Alegre.

No encontro, o Sinepe reafirmou a proposta de conceder apenas a reposição da inflação e manutenção das demais cláusulas, invocando mais uma vez sua critica à nova legislação da filantropia e do Prouni.

“Temos a convicção de que, pelo conjunto das evidências do setor, as instituições têm condições de iniciar um processo de melhoria salarial dos professores”, afirma o professor Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. “Ao que tudo indica, as instituições estão aproveitando o bom momento do setor para fazer caixa”.

Os professores e reivindicam 9% de reajuste salarial – índice composto pela inflação do período (6.36%) mais aumento real. A reivindicação é respaldada indicadores de crescimento sustentável da economia do país (7,5% em 2010), que têm reflexos favoráveis no ensino privado, bem como as contradições entre os reajustes das anuidades escolares e a reposição salarial dos professores.

A próxima rodada de negociação será na terça-feira, 5, às 14h, na sede do Sinepe/RS.

ASSEMBLEIA GERAL
No próximo sábado, 2 de abril, os professores vão avaliar as negociações com o Sinepe/RS e definir as próximas iniciativas. O encontro será no Hotel Embaixador (Jerônimo Coelho, 354), em Porto Alegre, a partir das 14h.