Mais de 400 professores e funcionários na Caminhada pela Valorização Profissional

A manifestação contou com a participação também de pais e estudantes.

Professores | Publicado em 24/03/2013

Mais de 400 professores e funcionários de várias regiões do estado realizaram a Caminhada pela Valorização Profissional no Ensino Privado, na manhã deste domingo, 24, em Porto Alegre. A manifestação contou com a participação também de pais e estudantes. A caminhada saiu do Parcão e foi até o Brique da Redenção, ganhando a simpatia e o aplauso do público.

Organizada pelo Sinpro/RS e sindicatos de funcionários técnicos e administrativos, a Caminhada teve como objetivo chamar a atenção da opinião pública para as condições de trabalho que comprometem a qualidade do ensino privado gaúcho, como o excesso de alunos por turma, o excesso de trabalho extraclasse, a falta de valorização e de apoio profissional e salários defasados. Professores e funcionários alertam também para a contradição entre o reajuste das mensalidades escolares (bem acima da inflação) e os salários.

“A qualidade da educação passa pela valorização dos profissionais”, destaca Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. “Investir em salários e em condições de trabalho adequadas manterá bons profissionais no ensino privado, que de diferenciais de qualidade para se justificar”.

NEGOCIAÇÃO SALARIAL – Em negociação salarial desde 5 de março com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/RS), os professores pedem reposição da inflação (INPC do período) mais 3% de aumento real, limitação do número de alunos por turma, redução e remuneração do trabalho extraclasse, preservação do direito ao descanso, política e estratégias de preservação da saúde docente, entre outros pontos.

A próxima rodada de negociação será na terça-feira, 26, na sede do Sinepe/RS em Porto Alegre.

Confira fotos e informações sobre a Caminhada no Facebook e Twitter do Sinpro/RS. Acompanhe as rodadas da Negociação Salarial 2013 e baixe os materiais da campanha.